Dia do Sol: quais são os benefícios do Sol para a nossa vida?

O Dia Internacional do Sol foi criado para celebrar a existência desta estrela fundamental para a vida no planeta Terra. Tão importante quanto a água, a energia liberada pelo Sol cria as condições perfeitas para que tudo o que conhecemos possa coexistir e evoluir em perfeita sintonia. 

Para a Órigo o sol é, simplesmente, a razão da nossa existência. Sem ele, a missão de massificar o consumo de energia renovável no Brasil seria impossível. Por isso, somos Sol Lovers, amantes do sol e de todos os seus benefícios que ele traz para a vida na Terra.

Mas, você sabia que o Sol, além de exercer essa função vital, também traz inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental? Acompanhe a leitura e conheça todos os benefícios do Sol!

Tomar Sol moderadamente eleva a vitamina D no corpo

Esse é um dos mais conhecidos benefícios do Sol para a saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tomar até 15 minutos de Sol nas mãos, rosto e braços, de duas a três vezes por semana, nos meses de verão, é o suficiente para manter os níveis de vitamina D altos no corpo.

A vitamina D desempenha um papel importante na saúde óssea, pois é responsável pela absorção de cálcio e fósforo dos alimentos. Por isso, níveis baixos dessa vitamina têm sido associados pela ciência ao raquitismo em crianças e a outras doenças que desgastam os ossos, como a osteoporose e a osteomalacia.

Além disso, a Vitamina D natural é muito rara na alimentação. Está presente, em sua maioria, em peixes gordurosos e óleo de fígado de bacalhau; o que faz deste um dos principais benefícios de tomar sol.

Como tomar banho de Sol de forma saudável?

Mesmo que existam muitas boas razões para tomar Sol, é importante ter em mente que a exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) é prejudicial à saúde humana, podendo levar ao aparecimento de doenças graves como o câncer de pele.

Por isso, se você ultrapassar os 15 minutos de exposição à luz solar recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), precisará se proteger. Veja a seguir alguns cuidados para aproveitar todos os benefícios do Sol com segurança:

Os benefícios e os malefícios do Sol para a saúde humana estão divididos em uma linha tênue. Assim, a proteção faz-se sempre necessária quando prolongamos o tempo de exposição solar acima dos 15 minutos recomendados.

Sensação de bem-estar

De acordo com o site Medical News Today, um dos benefícios do banho de Sol moderado é o aumento da sensação de bem-estar. Estudos indicam que as razões para isso se devem ao fato de que a exposição aos raios solares estimula a produção de beta-endorfinas pela pele, hormônios que reduzem a dor.

No entanto, existem também outros benefícios da beta-endorfina para o corpo, como a melhora do humor, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da sensação de relaxamento e a melhora na cicatrização de feridas.

Tomar Sol pode aliviar e até mesmo evitar a depressão

Isso mesmo! De acordo com o site médico-científico Healthline, a exposição adequada aos raios solares aumenta a liberação da serotonina, um hormônio que está associado a melhora do humor e que ajuda o nosso corpo a se sentir mais calmo e focado, além de aliviar os sintomas da depressão. 

Dessa forma, sem exposição solar suficiente, os níveis de serotonina podem cair e, por consequência, aumentar o risco de depressão. 

Equilíbrio da pressão arterial

Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que o simples ato de tomar alguns minutos de Sol, faz com que o nosso corpo reaja aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos. Esse efeito leva à redução da pressão arterial e, consequentemente, dos riscos de doenças cardiovasculares.

Longevidade

Outro benefício de tomar Sol é a longevidade. Uma pesquisa publicada pelo Journal of Internal Medicine, que acompanhou 30 mil mulheres ao longo de 20 anos, chegou à conclusão de que aquelas que passaram mais tempo ao Sol viveram de seis meses a dois anos a mais do que as mulheres que tiveram menos tempo de exposição à luz solar.

Como estar mais em contato com o Sol?

Com tantos benefícios que o Sol traz para a nossa vida, você deve estar se perguntando: como eu consigo obter mais luz solar no meu dia a dia? A resposta é mais simples do que parece e está em pequenos hábitos, que você pode aplicar em sua vida. Veja:

  • Abra as cortinas: deixe a luz do Sol entrar em casa, mesmo indiretamente, isso lhe ajudará a aproveitar os benefícios do Sol.
  • Liberte-se das quatro paredes: sempre que puder tire 15 minutos para sair de casa ou do escritório; seja na pausa para o almoço, fazendo uma caminhada pela manhã ou relaxando ao final do dia.
  • Exercite-se ao ar livre: prefira atividades que podem ser realizadas ao ar livre como corrida, ciclismo e yoga.

E você? Já tomou a sua dose diária de Sol? Celebre a existência do astro-rei compartilhando todos os benefícios que ele tem a oferecer! Ah, veja também como o Sol funciona como fonte de energia solar.

Assine nossa
newsletter