Entenda o que é o consumo consciente e saiba como adotá-lo no dia a dia
30 de novembro de 2020
Consumo consciente é sobre conhecer suas opções de consumo e ter liberdade para fazer escolhas melhores. Está relacionado a uma mudança de comportamento que evita desperdícios, colabora com o planeta e gera economia.
O ato de consumir traz consigo consequências positivas e negativas que impactam o ecossistema como um todo. À vista disso, cada vez mais o consumo consciente e práticas para preservar o meio ambiente, estão se tornando pauta constante em debates pelo mundo. Segundo o Akatu, em 2020, 90% dos consumidores brasileiros mudaram seus hábitos para práticas mais conscientes, melhorando a saúde e o bem-estar.
Ser um consumidor consciente é estar atento às suas escolhas. Não é deixar de consumir, mas consumir diferente, olhar para a cultura de consumo e enxergar um instrumento de bem-estar para a sociedade e o planeta. Uma maneira de consumir que engloba formas de diminuir os impactos ambientais, as mudanças climáticas, evitar desperdícios e atender as necessidades humanas.
O movimento social também pode ser considerado um ativismo baseado na aquisição de produtos que beneficiam pequenos empreendedores locais e marcas que protegem o meio ambiente e os animais.
Ou seja, quando falamos em consumo consciente, na prática, estamos falando de uma mudança de comportamento. Um consumidor consciente tem opções de escolha e valoriza isso. Por isso, o papel social de cada pessoa nessa discussão é fundamental para entendermos como, de fato, nossas escolhas afetam o meio em que vivemos.
Nossos hábitos têm um papel fundamental nesse cenário. Não dá para aplicar práticas mais sustentáveis no dia a dia (que também são muito importantes) e considerar isso suficiente. Não dá para apoiar a economia circular e não pesquisar sobre maneiras de desenvolver ações sobre o assunto em sua rotina, ou dizer que a indústria têxtil afeta o meio ambiente e não pensar em como colaborar para a valorização da moda consciente e reciclagem. Não dá somente para falar, é necessário agir.
Nos últimos anos, as mudanças nos hábitos de consumo vêm se tornando mais evidentes. Os consumidores cada vez mais procuram por serviços que sejam ecologicamente corretos, eficientes e econômicos.
Por isso, entender sobre o processo de produção, matéria-prima utilizada, jornada de compra, uso e descarte, se tornaram questões significativas na hora de escolher um produto ou serviço. Procure pesquisar sobre o ciclo de vida de um produto e os impactos socioambientais que ele causa. Realizar essa análise te ajudará a implantar práticas mais sustentáveis nas suas escolhas.
Entender as percepções, barreiras e gatilhos na hora de consumir também é uma maneira de incentivar práticas mais conscientes. A partir do momento em que paramos para analisar se realmente precisamos comprar algo ou se podemos desapegar de algum item sem uso, o consumo consciente é implantado naturalmente. É sobre entender o que é essencial e estabelecer prioridades em determinadas situações.
Ter planejamento é fundamental para alcançar uma vida serena e organizada. Seja no trabalho, nas finanças pessoais ou nas compras do mês, planejar os seus gastos vai ajudar a economizar e propagar um consumo mais consciente.
Por isso, exerça o hábito de fazer uma lista com suas necessidades e tente ser fiel a ela. Caso haja itens que ainda podem esperar um pouco, crie uma lista com essas metas futuras e datas previstas.
Para se tornar um consumidor consciente também é importante que você identifique os hábitos nocivos que te impedem de tomar iniciativas mais sustentáveis. Fique atento a sua rotina e as escolhas que você toma durante o dia a dia.
Algumas iniciativas que podem fazer a diferença são:
Evitar desperdícios é uma das maneiras mais relevantes de praticar o consumo consciente e ainda exercer a empatia. Mesmo em uma sociedade evoluída como atualmente, ainda se desperdiça muitos alimentos.
Por isso, se possível, evite comprar utensílios em grandes quantidades, fique atento aos prazos de vencimento e pense em como aproveitar algo antes de pensar em descartar. Segundo o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), os resíduos orgânicos correspondem a 52% do total de resíduos produzidos no Brasil, e restos como cascas, folhas, caroços e ossos podem se transformar em chás, velas, corantes naturais e adubos para as plantas.
A busca pela sustentabilidade também é uma forma de consumir mais conscientemente. Neste sentido, empresas que firmam compromissos e métricas de alcance focados no nível de melhoria ambiental, possuem vantagens em relação às que não investem na sustentabilidade.
Atente-se aos negócios que se mostram comprometidos com as metas de redução líquida zero, desmatamento, biodiversidade e investem em tecnologias sustentáveis.
Ainda nem todas as pessoas estão conscientes de que muitos tecidos carregam uma porcentagem de plástico em sua composição, fazendo com que o descarte de roupas seja um dos grandes responsáveis pelos impactos negativos no meio ambiente.
Tente optar por comprar roupas em lojas com tecidos eco-friendly ou opte pelo consumo circular dos brechós. Além de propagar o consumo consciente, você colabora com o mercado de segunda mão e incentiva os pequenos negócios.
Outro ponto importante é a necessidade de mais inclusão sobre o assunto. Precisamos de consciência política e, se possível, buscar sair da zona de conforto. Nesse sentido, a comunicação detém um papel fundamental.
Informações sobre os impactos ambientais e sociais e como evitá-los precisam ser disseminadas a todos com mais frequência e nos mais diversos locais como: escolas, instituições, publicidade, espaços culturais e ações governamentais.
Com informações sólidas, relevantes e transparentes, o consumo responsável conseguirá atingir com mais abrangência a população mundial, e possibilitar que novos valores sejam construídos. Então como você pode colaborar para isso acontecer?
Leia também: A importância da mobilidade sustentável
Compartilhe e promova conteúdos sobre o assunto nas suas redes sociais. Afinal, esses são os canais que mais atingem públicos distintos atualmente. Também vale conversar com sua família, colegas de trabalho, amigos e até mesmo com os vizinhos.
Atitudes mais simples, como pesquisar se seu bairro possui serviços de coleta seletiva e qual o impacto isso gera em sua cidade também fazem a diferença.
Não é necessário banalizar ninguém, mas entender o serviço por trás de um produto é uma atitude valiosa. Você pode ler sobre o assunto ou até mesmo ouvir um podcast. As Árvores Somos Nozes do Greenpeace, O Tempo Virou da Giovanna Nader e o Vozes do Planeta da Paulina Chamorro, são algumas opções que possuem diversos episódios relevantes. Nós como sociedade, temos o poder de informação ao nosso lado e podemos usufruir disso.
Outra questão imprescindível é sobre até que ponto o consumo consciente pode atingir todas as classes econômicas. Por isso, não podemos esquecer que, para engajar as classes sociais e níveis educacionais mais baixos, toda comunicação sobre o consumo consciente precisa ser de fácil acesso, com linguagem simples e acessível.
Entender isso é ajudar a democratizar a discussão e levá-la para mais espaços de uma forma inclusiva. A educação para o consumo consciente só atingirá a todos se for aplicada na construção de valores de uma sociedade. Juntos, podemos fazer com que o consumo consciente passe de atitude desejável para efetiva. Vamos instigar essa mudança?