6 aparelhos eletrônicos que são vilões da conta de luz

Você sabe quais são os aparelhos que mais consomem energia? Em matéria publicada pelo site Infomoney, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que a conta de luz deve ter reajustes em torno de 9,14% a 11,58%. Para ajudá-los a economizar energia durante o ano, selecionamos os principais aparelhos eletrônicos que são os grandes vilões no seu dia a dia.

Quais eletrodomésticos consomem mais energia?

Já parou para pensar que alguns eletrônicos e eletrodomésticos consomem mais energia elétrica do que outros? Por isso, para que você consiga diminuir o gasto elevado na sua conta de luz, é fundamental descobrir quais são esses eletrodomésticos e qual é a melhor forma de utilizá-los, pois, assim, você conseguirá aproveitar o melhor dos aparelhos sem peso no bolso.

Ar-condicionado

Está quente por aí? O verão já terminou, mas as temperaturas continuam elevadas na maior parte do país. Com isso, somente o ar-condicionado é capaz de aliviar os efeitos dessa onda de calor e proporcionar uma temperatura mais agradável.

Em dados apurados pelo G1, o ar-condicionado de 10 mil BTU/h, que é um dos mais comuns, consome aproximadamente 71,14 kWh mensais. Esse gasto de kWh pode variar de acordo com o tamanho da casa e até mesmo com o tempo durante o qual o aparelho fica ligado.

Dica: se você deseja diminuir o gasto com o ar-condicionado, é fundamental adquirir um equipamento adequado ao tamanho do cômodo, pois um aparelho mais potente para um ambiente menor poderá significar um gasto muito mais elevado na sua conta de luz.

Ferro elétrico

Poucas pessoas sabem, mas o ferro elétrico pode ser responsável por até 7% do valor da sua conta de luz. Para diminuir o número de vezes que você liga o ferro, o ideal é acumular uma grande quantidade de peças de roupas para que você possa utilizá-lo com mais eficiência e, assim, diminuir o gasto da sua conta de luz.

Dica: uma maneira para diminuir o consumo com com o ferro elétrico é separar um único dia da semana para poder passar todas as roupas. Com isso, você irá economizar tempo e dinheiro no fim do mês.

Chuveiro elétrico

Nada como um banho quente para relaxar após um longo dia, não é mesmo? O chuveiro elétrico também entra na lista dos aparelhos que mais consomem energia. Com o uso diário de 30 minutos, o consumo mensal pode chegar até a 88 kWh.

Dica: uma das formas de economizar com o chuveiro elétrico é priorizar aparelhos com menor potência e até mesmo  desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando.

Lâmpadas incandescentes

Em algumas residências, ainda é comum o uso de lâmpadas incandescentes, mas esse tipo de luz é considerado um dos grandes vilões no consumo de energia. Isso acontece porque as lâmpadas incandescentes transformam quase toda a energia produzida em calor, o que ocasiona pouca produção de energia elétrica.

Dica: que tal trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED? As lâmpadas de LED conseguem proporcionar uma economia de energia de até 80%, pois possuem uma grande capacidade luminosa possibilitando maior produção de luminosidade utilizando menos energia.

Geladeira

Para conservar os alimentos, a geladeira usa todo o seu calor interno, tornando esse processo financeiramente elevado, já que ela envolve a transformação de energia elétrica em calor, ocasionando um grande custo de energia elétrica.

Dica: fique atento se a borracha da porta da geladeira está em condições de uso. Uma borracha gasta pode elevar o aumento de energia na sua conta de luz.

Outro fator que pode ajudá-lo a economizar é  optar por eletrônicos mais atuais. Segundo a Aneel, os modelos mais antigos podem consumir até 150 Kwh e, em contrapartida, os mais atuais são mais econômicos. Na hora de comprar fique atento ao selo PROCEL e à etiqueta do Inmetro, pois é recomendado que sempre tenham a classificação A.

Cooktop elétrico

Outro eletrodoméstico que mais consome energia é o cooktop. A prática de usar o aparelho por pelo menos uma hora no dia já é suficiente para gastar aproximadamente 68,55 kWh.

Dica: o Cooktop elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia. Por isso, é recomendado cozinhar toda a refeição de uma vez. Assim, você irá ligá-lo apenas uma vez no dia e, com isso, reduzirá o consumo de energia.

Adote a energia solar

Um dos grandes aliados na hora de economizar na conta de luz é a energia solar.  Pois é considerada, uma fonte de energia limpa e renovável, já que não danifica o meio ambiente.

Leia também: Energia solar residencial vale a pena?

Como funciona a energia solar da Órigo?

A energia solar da Órigo é produzida por meio das nossas Fazendas Solares. Atualmente, já são mais de 30 fazendas produzindo energia solar e distribuindo para milhares de casas e de empresas.

A energia chega até a sua casa em formato de créditos através da rede de distribuição de energia da sua cidade. Quer usufruir dos benefícios da energia solar?  É muito simples, rápido e prático. Você nem tem que se preocupar em fazer obras ou instalações; basta você realizar a assinatura de um plano mensal para sua residência ou empresa e, todos os meses, você terá uma economia mensal na sua conta de luz.

Pequenas ações podem ajudar você a economizar energia e, ainda, ajudar o meio ambiente.

Leia também: Por que o modelo de energia solar por assinatura está crescendo no Brasil?

Assine nossa
newsletter