dicas-economizar-energia-na-sua-empresa

Saiba como economizar energia na sua empresa com 4 passos simples

Saber como economizar energia elétrica é um dos desafios que muitos brasileiros vêm enfrentando nos últimos anos. E, como já mencionamos, a conta de luz ainda deve aumentar em 2022. Para melhorar a situação, a solução é ter consciência dos gastos excessivos e encontrar maneiras para economizar energia.

4 dicas para economizar energia elétrica

A grande maioria das empresas está passando pela mesma preocupação: o aumento elevado nas despesas, principalmente nos reajustes quase mensais na conta de luz. Em matéria publicada pela CNN, somente no ano de 2021, a energia elétrica teve uma alta acumulada de quase 25%.

Com o objetivo de reduzir os gastos no fim do mês, diversas empresas estão buscando alternativas simples e que não alteram tanto a rotina de trabalho, mas que são capazes de ajudar a economizar energia elétrica.

Por isso, para ajudar você a escapar dos gastos, confira 4 passos simples de como economizar energia elétrica.

Mercado Livre de Energia: o que é e suas vantagens

Uso eficiente de energia

Economizar energia vai muito além de desligar os aparelhos da tomada. Nesse momento de crise hídrica pelo qual o Brasil está passando, é fundamental repensar como a sua empresa tem gastado energia e a forma como essa energia vem sendo utilizada no dia a dia.

Uma das maneiras de economizar energia elétrica é optando pela energia solar. A energia solar é uma ótima fonte de energia sustentável e limpa. Por meio das nossas fazendas solares, você pode consumir a energia solar que a Órigo proporciona sem a necessidade de investir em reformas e instalações de placas solares. Conheça as nossas soluções para sua empresa.

Além de economizar na conta de luz, você ainda ajuda a propagar a cultura de consumo mais responsável e consciente.

Você viu? Energia solar residencial: vale a pena?

Apague as luzes durante o dia

Parece uma coisa muito óbvia, mas nem todas as pessoas têm a prática de deixar as luzes apagadas durante o dia. Apagar as luzes que ficam acesas desnecessariamente ajuda a reduzir os gastos com a conta de luz no fim do mês. 

Por isso, converse com os colaboradores da sua empresa e explique que, para conter o aumento excessivo de energia elétrica, será recomendado que, durante o dia, as luzes permaneçam apagadas.

Dê preferência a lâmpadas de LED

Ainda é muito comum encontrar lâmpadas incandescentes em diversas empresas e até mesmo em residências. Uma das maneiras de economizar energia é optar por utilizar lâmpadas de LED, que consomem até 80% menos de energia do que as lâmpadas convencionais.

Leia também: 10 dicas para economizar energia elétrica no verão

Não deixe aparelhos eletrônicos em standby

Terminou o expediente? Então é a hora de desligar todos os equipamentos e retirá-los da tomada. Nada de tentar poupar tempo deixando os aparelhos em modo de standby.

Em um relatório desenvolvido pela Agência Internacional de Energia (AIE), a prática de deixar os aparelhos eletrônicos conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, significa que esses dispositivos consomem energia o tempo todo, mesmo quando em modo de espera.

A pesquisa também destaca que, para alguns dispositivos, até 80% do consumo de energia é usado apenas para manter uma conexão de rede e, somente pelo fato de estarem plugados na tomada, esses aparelhos podem ser responsáveis por até 12% do consumo de energia no fim do mês.

Quer saber como economizar energia elétrica e ainda colaborar com o planeta? Veja 19 dicas para o consumo consciente de energia!

Assine nossa
newsletter