Como escolher embalagens e produtos sustentáveis para a sua empresa?

Você tem uma empresa e se preocupa com sustentabilidade? Então, provavelmente, já pensou em como reduzir o impacto de seus produtos e serviços para o meio ambiente. Neste post, descomplicamos alguns dos elementos-chave para colocar a sua empresa no eixo do desenvolvimento sustentável.

Mas o que é uma empresa sustentável?

Primeiro, é importante desmistificar esse termo e entender o que ele realmente significa no contexto dos negócios. 

O Sistema B, uma das maiores certificações de sustentabilidade para empresas, define esse movimento como a “construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo”. 

Ou seja, estamos falando de escolhas empresariais conscientes, que não somente evitam impacto negativo, como fomentam uma rede de iniciativas em prol do planeta e das pessoas. A Órigo Energia faz parte desse movimento global focado em equilibrar propósito e lucro, e é referência em práticas empresariais sustentáveis. Clique aqui para conferir as certificações de sustentabilidade que o seu negócio também pode conquistar.

O que devo saber para começar?

Agora, você pode estar se perguntando: como posso colocar algo tão complexo em prática na minha micro ou pequena empresa? 

É simples, comece pelo básico e defina sua estratégia, de forma aplicável e gradual no seu negócio. 

Com o objetivo de descomplicar ainda mais esse processo, criamos um roteiro que pode ajudá-lo. Para começar, responda às cinco seguintes perguntas:

  1. O que motiva a minha empresa a ser sustentável?
  2. O que quero comunicar com essas novas práticas?
  3. Como meus produtos e serviços podem atender a esse propósito?
  4. O que outras empresas do mesmo segmento têm feito?
  5. Por fim, quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) do meu negócio/produto/serviço nesse cenário? Preencha o quadro abaixo (pode imprimir ou copiar em uma folha).

Com as respostas anotadas, siga para o próximo passo.

Mão na massa: minha empresa mais ecológica

Independentemente do segmento no qual seu negócio atua, práticas sustentáveis são um grande diferencial. Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, em 2020, 86% das pessoas gostariam de produtos mais sustentáveis no pós-pandemia. 

No mesmo caminho, a WGSN, organização especializada em previsão de tendências, aponta a Sustentabilidade Terceirizada como uma das principais perspectivas do consumidor para esse tema nos próximos anos. Esse conceito expressa a expectativa de que as empresas se comprometam e liderem iniciativas sustentáveis. Ou seja, a sustentabilidade empresarial é um importante pilar para o desenvolvimento do seu negócio. Dito isso, vamos ao próximo passo rumo à sua empresa ainda mais verde: identificar os pontos que precisam de mudança.

Embalagens sustentáveis: pesquise fornecedores e peça orçamentos

No varejo, embalagens, brindes e kits de delivery podem ser uma grande preocupação. Então, por que não pesquisar alternativas ao plástico, um dos maiores poluentes dos oceanos? Mas, primeiro, o que são embalagens sustentáveis? 

Embalagens sustentáveis, feitas de materiais recicláveis ou reutilizáveis, estão cada vez mais acessíveis no mercado. Papel cartão, papel reciclado ou a clássica ecobag de tecido são algumas das opções.

Já os uniformes podem passar despercebidos, não é mesmo? No entanto, a indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera. Uma busca por tecidos sustentáveis pode abrir várias possibilidades para mudança.

Hoje, o Sistema B conta com um amplo portfólio de empresas que oferecem esse tipo de serviço, baseadas nos fundamentos do ecodesign. Pesquise os materiais mais adequados para o seu produto, peça orçamentos para fornecedores e selecione o mais adequado para o seu cenário atual.

Produtos: de olho nas fórmulas

Outro ponto de atenção, em setores como os de cosméticos ou alimentos e bebidas, é a composição dos produtos. Priorize ingredientes, fórmulas, matérias-primas sustentáveis e materiais recicláveis, que obedeçam aos princípios do Comércio Justo. Opte, caso seja possível, por fornecedores da sua cidade e/ou estado, e fomente o comércio local.  

O site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento disponibiliza uma planilha de produtores orgânicos de todo o Brasil. Acesse aqui.

Outras práticas sustentáveis para o seu negócio

Além de escolher embalagens recicláveis e produtos sustentáveis, existem muitas outras maneiras de promover essa prática no seu negócio. Soluções sustentáveis para o espaço físico da sua empresa também podem ser fundamentais para a transformação que tanto deseja. 

Hoje, já é possível optar por alternativas econômicas e limpas para o gasto de energia na sua empresa, como a energia solar fotovoltaica por assinatura. Afinal, a energia do Sol é sustentável não só para o meio ambiente, como para o seu bolso!

A Órigo é uma empresa brasileira pioneira em geração distribuída compartilhada, com projetos por todo o país. Com a missão de construir um futuro mais sustentável, é líder no mercado de energia renovável por assinatura. Para saber mais, conheça o nosso plano de assinatura de energia solar para sua empresa.

Checklist da empresa sustentável

  • Produtos recicláveis e sustentáveis
  • Embalagens ecológicas
  • Uso racional de água e energia
  • Equidade e diversidade na equipe
  • Retorno para a comunidade

Para terminar, complete a lista com os objetivos do seu negócio e acompanhe a evolução!

Se gostou deste conteúdo, confira as seções Economia e Consumo Consciente dentro do nosso blog.

Assine nossa
newsletter