Saiba como organizar as suas finanças pessoais

Falar sobre finanças pessoais, para você, é tranquilo ou ainda é um tabu? Com as contas de fim e início de ano, sem um bom planejamento financeiro, os boletos podem se tornar uma verdadeira preocupação. É o seu caso? Se for, pegue seu bloco de notas e venha com a gente. 

Tenho dificuldade para economizar: o que devo fazer?

Você não está sozinho! Organizar as finanças pessoais é um dilema na vida da maioria dos brasileiros. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro de 2021, o número de brasileiros endividados alcançou a margem de 74% em todo o país.

Essa análise ressalta a importância da gestão financeira e a necessidade de saber se planejar economicamente. Afinal, quando você coloca na ponta do lápis o que entra e o que sai do seu orçamento, fica mais fácil não se endividar.

5 dicas para organizar as finanças pessoais

A educação financeira é fundamental para quem deseja equilibrar os gastos e conseguir o tão sonhado pezinho de meia. Mas, para que isso seja possível, é extremamente importante que você fique atento aos seus hábitos de consumo e faça uma autocrítica no que pode estar interferindo nas suas finanças. A seguir, compartilhamos algumas dicas que vão ajudá-lo a organizar as suas finanças.

Divida a sua renda mensal em três partes

O primeiro passo para organizar as suas finanças pessoais é aplicar a regra do 50%, 30% e 20%. A ideia é que você consiga dividir os seus gastos entre os essenciais, os supérfluos e uma parte para economizar. Com isso, você saberá exatamente quanto pode gastar em cada área da sua vida. Além disso, você terá uma perspectiva de quais são os gastos que têm pesado mais em seu orçamento.

Anote tudo, tudo mesmo

O hábito de anotar te ajudará a analisar melhor o seu orçamento e, com isso, você poderá fazer um comparativo de quais foram as contas fixas que tiveram um reajuste de um mês para o outro. Por exemplo, em época de escassez de chuva, é comum que a conta de luz sofra reajustes, assim como os seus gastos mensais no supermercado.

Restrinja seus gastos

A ideia de restringir os seus gastos não é te privar de aproveitar a vida, e sim colocar um limite de gastos diários ou semanais. Por exemplo, vai sair com os amigos? Estipule um gasto para esse passeio, que pode ser de R$ 100,00 a R$ 200,00.

Mas vale lembrar que esse gasto deve estar dentro do limite dos 30% que você separou do seu orçamento para gastar com supérfluos-lazer, combinado? Nada de tirar esse dinheiro dos gastos essenciais ou da parte que destinou para poupar.

Evite gastos desnecessários

Para ter uma boa saúde financeira, é fundamental que você evite gastos desnecessários, ou seja, aquelas compras por impulso, sabe? Por isso, uma boa estratégia para evitar gastar dinheiro com coisas sem importância é sempre anotar o que você precisa comprar, seja no supermercado, no sacolão ou até mesmo no shopping. Com isso, você passa a ter mais controle de suas finanças.

Faça uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem, não é mesmo? Por isso, para que você tenha total controle de suas finanças pessoais, é fundamental ter uma reserva de emergência. O pé de meia é essencial para que você possa passar por um momento de alta inflação ou até mesmo por um imprevisto sem ter a necessidade de realizar empréstimos bancários.

Três cursos para controlar as suas finanças pessoais

Você já tem o costume de anotar os seus gastos e quer dar um passo a mais para uma vida financeira organizada e saudável? Separamos alguns cursos gratuitos para ajudá-lo. Venha com a gente!

Como gastar conscientemente

Você é do time que planeja tudo o que vai comprar ou compra por impulso? O curso “Como gastar conscientemente” vai orientá-lo para que você consuma sem excessos.

Finanças pessoais

O curso de Finanças Pessoais promovido pela Fundação Bradesco vai ajudá-lo a encontrar o equilíbrio financeiro de que tanto precisa. Ao longo do curso, você vai aprender como construir o seu orçamento pessoal e famíliar e, além disso, terá a oportunidade de desenvolver um planejamento com foco em seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Competência transversal

A educação financeira pode e deve começar na adolescência ou até mesmo na infância. Afinal, a relação que construímos com o nosso dinheiro irá nos guiar durante toda a vida. Por isso, o curso “Competência Transversal” tem como propósito instruir o aluno sobre a importância do equilíbrio financeiro para poder conquistar uma vida financeira adulta saudável.

De olho na renda extra

Anotou todas as nossas dicas e mesmo assim ainda não conseguiu colocar as suas finanças pessoais em dia? Fique tranquilo que trouxemos algumas opções de renda extra para ajudá-lo a sair do vermelho.

·   Aposte no mercado de segunda mão;

·   Alugue quartos da sua casa;

·   Venda bolos e doces;

·   Preste consultoria ou dê aulas on-line;

·   Dê aulas particulares;

·   Seja um dog walker;·   Faça parte de um clube de benefícios.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir a nossa editoria “Economia”. Nela, você encontrará vários conteúdos que vão deixar a sua vida financeira mais próspera.

Assine nossa
newsletter