Energia solar em apartamento: é possível?

O setor de energia solar residencial é o responsável por mais de 77% dos números de sistemas instalados em geração distribuída de energia no Brasil, de acordo com dados da ABSOLAR em 2022. Essa classe de consumo inclui não somente casas, mas também a energia solar em apartamentos, sejam eles próprios ou alugados.

Como ter energia solar em apartamento?

A implementação de energia solar residencial se tornou uma possibilidade para os brasileiros devido aos avanços tecnológicos e custos de investimento acessíveis.

Na prática, o ponto ideal para a instalação dos painéis solares é no terraço do prédio. Lá, a incidência de luz solar é maior, sem sombreamento e, geralmente, é possível encontrar um espaço maior para o equipamento.

Caso o terraço do seu prédio não esteja disponível, você também pode fazer a instalação em uma área aberta no térreo do condomínio. Ainda, outra opção é a instalação na parte externa do seu apartamento, na fachada ou em uma varanda, desde que também possuam uma boa incidência de luz solar.

Vale lembrar que todas essas opções devem ser conversadas e aprovadas previamente pelo condomínio e podem variar conforme as regras já estabelecidas pelos mesmos. Além disso, para maior segurança, opte sempre por profissionais de confiança durante o processo de instalação.

Pode parecer um processo complicado, caro e burocrático, mas não se preocupe, existe uma alternativa simples que pode solucionar esse problema. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Por que implementar a energia solar no seu apartamento?

Desde a economia para o seu bolso, até promover um impacto positivo real no planeta, existem diversos benefícios na implementação da energia solar, tais como:

  • Economia na conta de luz;
  • Alta durabilidade;
  • Manutenção apenas uma ou duas vezes ao ano;
  • Valorização do imóvel;
  • Energia limpa e renovável;
  • Ajuda a reduzir a poluição e a emissão de CO₂ na atmosfera.

Além disso, as novas tecnologias na área permitem que essa fonte de energia avance rapidamente e se torne uma solução mais econômica e acessível para cada vez mais brasileiros. De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Regional, até 2021, o Brasil já havia recebido R$ 82 bilhões para novos investimentos em energia solar.

Já deu para perceber que tecnologia, sustentabilidade e economia andam lado a lado quando o assunto é energia solar, não é?

É preciso que todo o prédio também instale?

Para que a sua fonte de energia solar residencial seja instalada, não é necessário que outros apartamentos também participem.

Existe a possibilidade da instalação fornecer energia para uma ou mais residências, até para todos os apartamentos no edifício. Porém, tudo dependerá das regras do condomínio e da potência que será instalada.

Energia solar para apartamentos alugados

Sim, é possível! A energia solar para apartamentos alugados segue os mesmos parâmetros de instalação já citados por aqui, com a diferença de que não se trata mais de um diálogo apenas entre você e o condomínio, mas os proprietários também precisam estar de acordo e acompanhar todo o processo.

Mas, sempre surge aquela dúvida: “Se eu precisar devolver o imóvel, vou perder todo o meu investimento?”. Calma! Não significa que você não pode usufruir de todos os benefícios da energia solar. Para isso, existe uma solução simples e acessível.

Energia solar por assinatura

A energia solar por assinatura é uma ótima opção para economizar no investimento e não precisar realizar obras no apartamento. Sabendo disso, você pode fazer a solicitação de um orçamento e manter os proprietários cientes do seu pedido. Depois, é só começar a receber a sua economia.

A praticidade e a ausência dos custos de investimento tornaram essa alternativa acessível para aqueles que desejam energia solar em seus apartamentos, residências e empresas.

Isso porque, toda a energia é fornecida pelas fazendas solares e chegam até o seu apartamento por meio da instalação já existente da distribuidora local. Sem dor de cabeça com a instalação e a manutenção dos equipamentos, a energia por assinatura é contratada em pacotes de créditos solares que são abatidos na sua conta de energia.

Com a Órigo, os orçamentos são realizados de forma online e gratuita. Fácil, né?

Além de garantir a sua economia e promover a sustentabilidade, que tal incentivar a utilização da fonte de energia solar para os demais apartamentos e iniciar uma mudança positiva no seu condomínio? A Órigo pode te ajudar com isso!

  • 2018

  • 2021

  • A nova bandeira tarifária: escassez hídrica

  • Agenda 2030

  • alternativa

  • ambiente escolar

  • aquecimento global

  • aquecimento solar

  • aspectos tecnológicos

  • assinatura de energia

Assinando com a Órigo você pode economizar até:

15% de economia mensal de energia limpa e renovável 15% de economia mensal de energia limpa e renovável

de economia mensal com energia limpa e renovável

Assine nossa
newsletter