pessoa segurando uma lâmpada contra o sol

Benefícios da energia renovável para a humanidade

A produção e o consumo de energia renovável no mundo estão aumentando. Painéis solares, turbinas eólicas e fazendas de biogás são cada vez mais comuns em diversos países. Mas quais são os benefícios do uso das energias renováveis? Já parou para pensar como essa mudança energética pode melhorar o meio ambiente e a economia?

A energia renovável é gerada com fontes que podem ser reabastecidas. Diferenciam-se dos combustíveis fósseis por sua diversidade, abundância e potencial de uso em qualquer parte do planeta e, principalmente, por serem menos poluentes e diminuírem as mudanças climáticas que colaboram para problemas ambientais, como o efeito estufa.

Há diferentes tipos de energia que podem ser geradas a partir de recursos naturais que se regeneram. Entre as principais fontes de energia renováveis estão a solar, a eólica e a biomassa. Entenda como cada uma delas funciona:

Leia também: O que é o buraco na camada de ozônio? Entenda tudo!

3 tipos de energia limpa usadas no mundo

Energia Solar

Utiliza os raios solares para gerar eletricidade. O processo acontece através de painéis fotovoltaicos e materiais semicondutores, que captam a luz e convertem em energia. Considerada uma das energias mais limpas do planeta, a fonte solar tem ganhado evidência nos últimos anos. A potência do Sol é tanta, que  energia suficiente para atender às necessidades humanas por um ano inteiro, pode chegar em apenas uma hora no planeta.

Energia Biogás

Utiliza matéria orgânica, resíduos de cana-de-açúcar e industriais para gerar eletricidade. Através da fermentação da matéria, a biomassa libera um vapor que “alimenta” os biodigestores e gera o biogás.  Além da energia elétrica, o material também pode ser utilizado para fabricar energia térmica e biocombustíveis.

Energia Eólica

Utiliza a força do vento para gerar eletricidade. Nesse modelo, as turbinas eólicas em movimento acionam um gerador que converte a massa de ar em energia limpa. O método lembra os moinhos antigos de madeira que eram usados para fazer farinha de mantimentos. Hoje, o Nordeste é responsável por 89% da produção de energia eólica do Brasil.

Você já viu? Energia eólica e solar: Quais estados brasileiros são os maiores produtores?

Quais são os benefícios do uso das energias renováveis?

aerogeradores de energia eólica

Redução dos impactos ambientais

O uso de energias renováveis colabora para a mitigação das mudanças climáticas, impactos ambientais e danos à saúde. As emissões poluentes associadas a essa categoria, são mínimas. Mesmo incluindo as etapas do ciclo de produção – fabricação, instalação e operação – a energia renovável é benéfica ao planeta quando comparada aos combustíveis fósseis.

Desenvolvimento sustentável e socioeconômico

A  transição para um sistema energético baseado em tecnologias renováveis, resulta em consequências positivas no desenvolvimento sustentável. As fontes de energia renováveis ​​oferecem mais oportunidades em eficiência energética, desenvolvimento social e econômico, democratização da energia e poder de escolha, assim como investimentos em inovações sustentáveis para um futuro melhor.

Se tiver dúvidas, entenda o que é transição energética e sua importância!

Concepção de mais empregos

A expansão do setor de energia solar no Brasil também proporciona avanço na economia e geração de empregos no país. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor deve gerar 11,6 milhões de vagas no mundo até 2030, alcançando cerca de 29,5 milhões de empregos na área.

Autonomia energética para os países

Muitos países ainda são dependentes de outros para suprir suas necessidades energéticas. A energia renovável pode ajudar nesse fator e possibilitar independência, diminuição de impostos e impulsionar a economia local. Inclusive, quando olhamos para o cenário de energia solar, o Brasil tem uma grande vantagem em relação a outros continentes, por sua matriz energética que possui grande diversidade. Sabia?

Você viu? A importância da mobilidade sustentável

Pouca, ou zero, manutenção

A maioria das energias renováveis exige pouca manutenção. Uma fazenda solar, por exemplo, pode funcionar por mais de 25 anos, com custos mínimos que se referem a limpezas anuais. Já para o consumidor que optar por esse modelo de serviço, a manutenção será zero, uma vez que ele não precisa fazer nenhuma modificação em sua residência ou negócio.

Economia a longo prazo

Com os avanços tecnológicos e a crescente responsabilidade sobre a importância do consumo consciente, as energias limpas ​​estão se tornando mais acessíveis. A energia solar fotovoltaica, por exemplo, se tornou uma opção financeiramente mais econômica e sustentável que os combustíveis fósseis. Hoje, com os modelos de fazendas solares, você pode economizar na conta de luz de sua residência ou empresa.

Os benefícios da energia renovável para a humanidade são muitos, e por isso, fornecer energia acessível e limpa é um dos propósitos da Órigo. Faça parte dessa mudança com a gente!

Assine nossa
newsletter