Brasil alcança 10 GW de capacidade instalada

Devido ao crescimento da energia solar e de outras fontes renováveis no Brasil, o país chegou em 2022 ao patamar de 10 GW (Gigawatt) de capacidade instalada, segundo os dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Em entrevista divulgada pela CNN, Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR explica o porquê de haver esse crescimento em tão pouco tempo: “É o melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”.

Crescimento da energia solar no Brasil

Em 2020, o Brasil ocupava o 9º lugar no ranking mundial de capacidade instalada solar fotovoltaica, somando 3,1 de MW (Megawatt). Chegando a conquistar 1,007 de GW de geração distribuída.  Em dois anos muita coisa mudou. Em matéria publicada no site Canal Energia,  já são  10 GW (Gigawatt)  de capacidade instalada.

Caso os números obtidos nos primeiros três meses deste ano continuem constantes, o Brasil pode ultrapassar a marca de 15 GW no fim de 2022, havendo, portanto, a possibilidade de este ano ser categorizado como o ano de maior geração de potência solar.

Segundo dados apurados pela CNN Brasil, atualmente, os clientes residenciais lideram o uso da energia solar, correspondendo 43,6%, da população, já empresas e comércios são 33,2%, consumidores rurais  13,9%,  indústrias 7,9%, poder público 1,1%  e outros tipos de serviços 0,02%.

Desde 2012, o setor de energia solar no Brasil gerou mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos privados, 420 mil novos empregos, mais de R$ 20,9 bilhões em arrecadação de tributos e evitou mais de 18 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono), segundo a ABSOLAR.

Conquistar 10 GW é uma evolução. Mas o Brasil tem potencial para estar entre os melhores quando o assunto é energia gerada a partir de recursos naturais. Por isso, estamos aqui para tornar concreta essa realidade. 

Que cada vez mais brasileiros possam escolher de onde vem sua fonte energética e use Energia Para Mudar o mundo. Vamos nessa juntos?

Assine nossa
newsletter