mapa do brasil em linhas azuis

Descubra por que o Brasil tem um grande potencial para produzir energia limpa

Fica cada vez mais claro que no futuro as fontes limpas de energia terão um papel fundamental no setor elétrico. Atualmente, quase todos os países do mundo buscam formas de variar sua matriz energética. Quando o assunto é a utilização de fontes renováveis, o Brasil está acima da média mundial. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2016, mais de 40% da energia consumida no Brasil era proveniente de fontes renováveis. A média mundial divulgada pela EPE foi de 14%.  

Recentemente, o Ministério de Minas e Energia divulgou que o Brasil tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis. Muito disso se deve ao uso intensivo da energia hidrelétrica, uma fonte renovável explorada há muito tempo por aqui, graças a abundância de recursos hídricos. Mais de 60% de toda a energia elétrica gerada no país sai de usinas como a de Itaipu. Apesar de ser uma fonte renovável e limpa de energia, a construção de usinas hidrelétricas causam um grande impacto ambiental e social. Sua construção pode afetar ecossistemas locais e impactar comunidades que vivem próximas à área de construção, como mostrou um artigo assinado por professores da Michigan State University. Por isso, outras fontes renováveis, como o vento (eólica), a biomassa, o biogás e o sol também desempenham uma função importante na diversificação da matriz elétrica do país. 

Por conta de grande extensão territorial e da diversidade de biomas e climas encontradas no Brasil, o país conta com uma grande variedade de recursos naturais que podem ser transformados em energia por um preço menor do que o do petróleo, por exemplo. Isso fez com que os governos explorassem o potencial brasileiro de produção energética, e gradativamente introduzisse novas fontes em nossa matriz. Além dos aspectos tecnológicos e ambientais, a exploração desses recursos também causa um impacto socioeconômico, já que promove geração de emprego e renda também. 

Apesar de terem uma participação maior na produção de energia elétrica, quando falamos de outras formas de energia primária (ou seja, combustível, gás, etc) as fontes renováveis também têm grande relevância. A utilização do bagaço da cana-de-açúcar para produzir etanol é uma ótima representação de como o Brasil consegue utilizar bem os recursos que tem para gerar energia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o etanol também é produzido a partir de biomassa, entretanto, lá a matéria prima é o milho. Apesar de obter um resultado similar ao etanol produzido a partir da cana, o milho também serve para consumo, ao contrário do bagaço da cana, que é um resíduo descartado e sem valor nutritivo. 

A Órigo é uma das maiores empresas de energia sustentável do país. Além de ampliar o consumo de energia limpa, nossas Fazendas Solares e Fazendas de Biogás podem ser uma ótima opção de economia para o seu negócio.

Assine nossa
newsletter