Paineis de energia solar em uma fazenda brasileira

Por que o Brasil tem vantagem competitiva no setor de energias renováveis?

Rico em recursos naturais para serem utilizados nas demandas energéticas renováveis, o Brasil possui oportunidades de competitividade com a produção de energia solar, eólica e biomassa, agindo no mercado como produtor e como exportador energético.

As fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis, são utilizadas há mais de um século. Durante esse período, muitos impactos foram ocasionados ao planeta, devido ao dióxido de carbono – gás liberado durante a queima dos combustíveis. Entre as consequências estão a poluição ambiental e, principalmente, a ascensão do aquecimento global. 

Já as energias limpas e renováveis são recentes. Muitas pesquisas e investimentos para a implementação da modalidade foram realizados em meados dos anos 2000. No Brasil, mais especificamente em 2009, começou uma forte diversificação da matriz energética com a energia hídrica, eólica e solar.

Atualmente, a porcentagem de uso de energia renovável no Brasil corresponde a 48% da matriz energética, enquanto no restante do mundo a média é apenas 14%. Em nota, Paulo Cesar Domingues, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, afirma que os números representam o quanto o Brasil pode ser protagonista na transição da energia limpa e renovável. 

“Temos um potencial enorme de energia, solar, eólica, um potencial hidráulico ainda não totalmente aproveitado. Então, o Brasil é grande referência, sendo respeitado no mundo todo por essa potencialidade e também por novas tecnologias que estão surgindo. O Brasil pode ser um grande produtor, consumidor e exportador energético para o mundo todo nesse processo de transição energética mundial”, disse ele.

Países com mais emissões poluentes 

Contudo, mesmo em um país onde há grandes recursos naturais para serem utilizados nas demandas energéticas, o Brasil é o 4º no mundo a acumular mais emissão de gases poluentes, conforme uma pesquisa realizada pelo Carbon Brief. O estudo considerou o uso de combustíveis fósseis e os desmatamentos de 1850 a 2021. 

Em primeiro lugar está os Estados Unidos, em segundo, a China e, em terceiro, a Rússia. Logo abaixo do Brasil seguem a Indonésia, a Alemanha e a Índia.

As vantagens competitivas com a energia renovável no Brasil

A necessidade de diminuir o uso de combustíveis fósseis e a oportunidade que as energias renováveis oferecem colocam o País no centro de uma transformação energética global. Além dos benefícios ao planeta, as fontes renováveis são cada vez mais buscadas, pois geram competitividade, emprego e desenvolvimento econômico e sustentável.

Além disso, a expansão das fontes renováveis no Brasil traz para perto a discussão da energia de baixo carvão, fundamental para a evolução das próximas gerações, e foi um dos assuntos mais discutidos na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021). No evento, quase 200 países assinaram um acordo para reduzir as emissões de metano e carvão até 2050.

O clima ajuda muito 

Parte das vantagens que podem fazer que o Brasil fique à frente da produção de energia limpa e renovável deriva de seu clima tropical. Ao contrário de países que são mais frios e úmidos, aqui, é possível produzir energia renovável o ano inteiro, em todas as estações e regiões do país. 

O território brasileiro é um dos poucos que podem colaborar com matéria-prima renovável abundante, capaz de cumprir a sua meta interna e ainda ajudar outras nações. Isso porque o Brasil pode expandir a produção de energia solar, eólica e biomassa, facilmente. 

O preço está cada vez mais acessível 

O combustível fóssil é finito, por isso, seu preço aumenta de acordo com alguns aspectos de desenvolvimento globais, como, por exemplo, a inflação. Em 2021, essa foi uma característica extremamente notável. Com o preço da gasolina passando por elevações constantes e com a crise hídrica, o valor na conta de luz foi impactado diretamente.

Já a energia renovável vem passando por uma queda de valores em sua produção. Com o avanço de tecnologias que facilitam o processo de captação dos recursos naturais, a energia limpa está cada vez mais barata e chegando a mais regiões, democratizando o seu acesso

Hoje, o custo para se ter energia solar em um país é mais baixo do que os combustíveis fósseis. Sem contar que esse tipo de energia gera economia diretamente no consumidor final, com descontos mensalmente em sua conta de luz.

O consenso sobre as fontes renováveis

Alternativas mais sustentáveis e consumo consciente têm se tornado prioridade para muitas pessoas. Estamos vivendo um despertar da agenda para a sustentabilidade e metas de redução de gases. Cada vez mais a sociedade está investindo em ações coletivas, em que todo mundo quer ir para o mesmo lado: o da sustentabilidade.

Ou seja, as pessoas também estão mais cientes que as fontes de energia renováveis são mais benéficas. E, se a demanda aumenta, os mercados se preparam para entregar mais. Isso é o que está acontecendo com a energia solar no Brasil, além dos consumidores, uma movimentação de empresas e fabricantes estão ampliando seus negócios abastecidos por energia solar tem aumentado muito. 

A facilidade da energia solar por assinatura

Outra vantagem é a facilidade em se ter energia renovável atualmente. A categoria de geração distribuída só cresce no país. Atualmente o estado que mais produz energia solar é Minas Gerais (1344,6 MW), em seguida, estão São Paulo (934,2 MW), Rio Grande do Sul (894,7 MW) e Mato Grosso (549,7 MW). 

Em outras regiões como o nordeste, onde também há dias mais quentes, a produção de energia solar possui potencial crescimento, a partir da construção de fazendas e parques solares. Hoje com o modelo de energia por assinatura, a transformação energética e a diversificação da matriz ficou ainda mais fácil. Conheça o nosso plano de assinatura de energia solar para sua residência ou empresa.

Assine nossa
newsletter