Como ter uma casa sustentável e o papel da energia solar fotovoltaica

Uma casa sustentável oferece diversos benefícios ao meio ambiente, como também bem-estar aos seus moradores e muita economia a longo prazo. A luz solar fotovoltaica é um dos principais elementos nesses imóveis, ao proporcionar uma energia limpa, renovável e de fonte totalmente natural.

Para aqueles que buscam construir uma casa com esse padrão, procure por engenheiros, arquitetos e decoradores de ambiente, que são os profissionais que irão trabalhar em conjunto oferecendo o melhor projeto para atender todas as necessidades do seu cotidiano. São eles os responsáveis por colocar de pé uma estrutura segura, unida a conforto, versatilidade, bem-estar, além de oferecerem soluções que permitem reduzir consumo de energia elétrica ou de água.

Conforme comenta o arquiteto Aldomar Caprini, a introdução da energia solar fotovoltaica em projetos de arquitetura tornou-se fundamental nos dias atuais. “Poder gerar sua própria energia elétrica é algo muito significativo. Além da economia financeira, ter à disposição uma energia limpa é um benefício que muitos estão buscando”, comenta.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgadas este mês (janeiro de 2017), já existem registradas 7.610 conexões de micro e mini geração distribuída de energia, totalizando potência instalada de 73.569 kW. Micro e mini geração distribuída são aqueles imóveis que geram sua própria energia com fonte renovável e ainda conseguem distribuir o excedente. Bacana, não é mesmo?

Entre as fontes mais utilizadas, segundo o órgão, a solar fotovoltaica é a que mais se destaca, com 7.528 conexões. Em termos de potência instalada, a energia gerada pelo sol também sai na frente com 57.606KW. A maioria das conexões de geração distribuída são de residências, totalizando 5.997 pontos. Já o comércio é responsável por 1.186 adesões.

Quer fazer parte deste universo também? Então, confira a seguir algumas dicas que separamos para que você tenha uma casa mais sustentável.

Dicas para uma casa sustentável

Energia Solar Fotovoltaica

Como comentado anteriormente, a energia solar fotovoltaica é um dos principais itens em um projeto de casa sustentável. O sol, por ser uma fonte inesgotável de energia, contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta. E você sabia que existe um plano de assinatura de energia solar que pode gerar economia na sua conta de luz todo mês e ainda contribuir para o bem do meio ambiente? Conheça as nossas soluções para sua residência ou empresa.

Aproveitamento de água da chuva

Com sistemas de captação, filtragem e armazenamento, será possível regar canteiros e jardins, limpar pisos, calçadas e playground e lavar carros. É possível, ainda, dependendo do projeto, utilizá-la em descarga de banheiros e lavagem de roupas. Um sistema de captação de água da chuva diminui a conta no final do mês e ainda reduz os efeitos de uma possível crise hídrica como a que atingiu vários estados brasileiros em 2015. As cisternas podem ser implantadas mesmo em casas que já estão prontas, mas, se você está construindo ou planejando o seu imóvel, pense em já aderir a esta ideia.

Natureza perto de você

Os jardins verticais são lindas opções para decorar a casa e ajudar a refrescar o ambiente. Eles podem ser feitos com vasos feitos de objetos reciclados ou revestindo uma parede por completo, tanto fora quanto dentro de casa. Além disso, se for possível, mantenha um gramado e arborização. A grama irá contribuir para que a água da chuva infiltre no solo, evitando as enxurradas, além de deixar seu imóvel mais atrativo. Já a arborização dará sombra, e irá refrescar sua casa. A economia com ar-condicionado ou ventiladores será sentida com toda certeza.

Janelas: quanto maiores, melhor

Quanto maior for a janela, melhor. A luz natural evitará uso da energia elétrica, além de garantir uma boa ventilação. Mas se mesmo assim as lâmpadas forem necessárias, prefira as fluorescentes ou as de LED, que são mais econômicas e duráveis. E lembre-se sempre: ao comprar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, escolha os que têm o selo Procel, que indica a eficiência energética. Ou seja, quais que trabalham bem mas gastam menos energia.

Assine nossa
newsletter