Crescimento da energia solar no Brasil

O Brasil possui um potencial enorme de geração de energia solar, uma fonte limpa e renovável, principalmente por questões climáticas e de irradiação solar em grande parte do território nacional.

A geração de energia solar deu um salto nos últimos anos, graças ao investimento do setor privado. Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2016, existiam 45 usinas de geração de energia solar. Em 2017, outras 36 foram instaladas. Outras 28 usinas ainda estão em construção e devem entrar no sistema em 2018.

A crise hídrica encareceu o preço da energia e isso acabou abrindo espaço para a energia solar. Além disso, o preço dos painéis caiu e a eficiência de geração dessas placas aumentou. Tudo isso, tornou o cenário da geração de energia solar no Brasil ainda mais atraente.

O Brasil ainda possui uma oportunidade gigantesca de diversificar a matriz energética nacional. Somente 0.5% da energia total vem de fontes solares. Veja a comparação com outros mercados, no gráfico abaixo:

(fonte: Jornal da Globo – 07 jun 2018)

Iniciativas do governo

O Governo está criando uma série de ações para incentivar a geração própria em residências estabelecimentos comerciais. Uma delas está ligada a linhas de financiamento em bancos públicos com facilidades nos prazos de pagamento e juros mais baixos.

Um exemplo disso, são os cerca de R$ 3,2 bilhões que serão disponibilizados, via fundos constitucionais, com juros muito abaixo das taxas de mercado e prazos de pagamento mais prolongados, para financiar a instalação de placas fotovoltaicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo dados da Absolar, empresa que representa o setor de energia fotovoltaica no País, Brasil possui 24.565 sistemas de mini ou microgeração distribuída, sendo que mais de 99% são baseados em placas fotovoltaicas.

Assine nossa
newsletter