Energia solar fotovoltaica e construções sustentáveis

Sistemas de energia elétrica solar estão cada vez mais presentes nos condomínios, e é notável a redução na conta de energia.

Acontece na próxima semana, nos dias 9, 10 e 11 de agosto, a conferência internacional Greenbuilding Brasil 2016, considerada o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. Entre os temas que serão abordados está a importância da eficiência energética para esses empreendimentos e o conceito ZEBs (Zero Energy Buildings) que são edificações que geram a própria energia que consomem e ainda vendem o excedente.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Regional do Secovi em Campinas, Marcelo Coluccini, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos na construção civil. “Essa é uma tendência mundial, pois todos estão preocupados com o futuro das cidades e do meio ambiente. Isso reflete na intenção de construção e ocupação de condomínios sustentáveis”, avalia.

Questões como qualidade de vida, reaproveitamento de materiais, economia de energia e consequente redução de preço de contas de luz são alguns fatores que levam a edificação desse tipo de empreendimento. As residências de condomínios sustentáveis precisam atender a algumas características que a classifiquem como tal e a energia solar fotovoltaica é parte importante nesse processo. “A utilização da energia solar por meio do uso de placas fotovoltaicas está cada vez mais presente nos condomínios e é notável a redução na conta de energia”, afirma o diretor do Secovi-Campinas.

Atualmente, o país registra um crescimento exponencial na geração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos, mas para cada obra a análise deve ser específica. De acordo com o engenheiro civil Ricardo Cansian, da RAC Engenharia e que será palestrante na Greenbuilding Brasil, já existem algumas normativas na legislação brasileira que permitem tornar viável a autossuficiência energética no Brasil. “Mas ainda há muito por fazer, como regulamentar novas  políticas públicas de incentivo na cadeia produtiva, e em relação à utilização da tecnologia, maior apoio à própria geração das chamadas energias limpas como, por exemplo, linhas de financiamento com baixo custo para fontes de energias renováveis”, sugere.

No Brasil, uma residência no interior de São Paulo e uma creche pública em Florianópolis, Santa Catarina, foram certificados sob o conceito de Net Zero Energy produzindo a energia que consomem em todas as atividades. Conforme Guido Petinelli, fundador da Green Building Counci, entidade promotora do evento e responsável pela certificação, “estamos por fim, chegando na geração 2.0 de green buildings no Brasil”.

Serviço

  • Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016
  • Data: 9 a 11 de agosto de 2016
  • Horário da Exposição: 10h às 20h
  • Horário do Congresso: 9h30 às 18h30
  • Local: SP Expo Exhibition & Convention Center.
  • Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo

Assine nossa
newsletter