notas de dólar em meio a painéis solares

Investir em energia solar vale a pena?

Nos dias atuais, em que a sustentabilidade tem sido norte para diversas decisões de compra do público final e das corporações, são cada vez mais necessárias as soluções verdes. A busca por alternativas energéticas que não apenas reduzam custos, mas também promovam a preservação do meio ambiente, leva muitos a se questionarem: investir em energia solar vale a pena?

Para essa pergunta, já adiantamos que sim, vale a pena! No entanto, existem alguns aspectos a serem considerados que você precisa saber. Vamos lá? 

Por que investir em energia solar? 

Investir em energia solar vale a pena por oferecer uma série de vantagens significativas. Em primeiro lugar, há redução na conta de luz. Os sistemas solares podem gerar eletricidade suficiente para resultar em uma diminuição substancial nos custos mensais.

Além disso, a energia solar é uma fonte limpa e renovável, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a redução da pegada de carbono. Com a evolução da tecnologia solar, novas modalidades têm aparecido, como a assinatura de energia solar, mais conhecida como crédito de energia solar, que dispensa a necessidade de investimento em aquisição de equipamentos.

Para quem vale a pena energia solar? 

A energia solar é versátil e pode beneficiar uma variedade de perfis. Residências e empresas (pessoa física e pessoa jurídica) podem adotar sistemas solares para atender às suas necessidades energéticas.

Para aqueles preocupados com a sustentabilidade e dispostos a fazer um investimento inicial, a energia solar pode ser uma escolha inteligente. Ademais, para propriedades localizadas em áreas com boa exposição solar, o retorno do investimento pode ser ainda mais rápido e significativo.

Quem tem energia solar paga taxa? 

Para os usuários que adquiriram um sistema fotovoltaico a partir de 2023, existe a taxa de energia solar, uma cobrança que incide na conta de luz para os sistemas instalados na residência ou empresa. 

A razão da taxação está na Lei 14.300/2022, derivada do Projeto de Lei 5.829/2019. A justificativa é o custeio da manutenção do sistema de fios utilizados na distribuição de eletricidade, em que a energia solar gerada também é transportada.

Aos usuários da modalidade por assinatura, o chamado crédito de energia solar, não incidem taxas, o que a torna ainda mais competitiva.

Invista em energia solar residencial 

Com tudo o que falamos, será que investir em energia solar vale a pena? Bom, existem benefícios financeiros, como a redução nas contas de luz e na valorização do imóvel.

Entretanto, há um alto custo no investimento, além de equipamentos, obras e, agora, taxas. O retorno financeiro ainda é de médio a longo prazo. No entanto, como citado, novas tecnologias permitem o uso de energia solar por meio do sistema de crédito, sem a necessidade de gastar com equipamentos e sendo mais bem acessível.

A Órigo, por exemplo, é pioneira no mercado de crédito de energia solar. A modalidade não requer a instalação de painéis solares, nem o pagamento de taxas. Afinal, toda energia produzida vem das fazendas solares, que são áreas remotas e destinadas para a captação e produção, depois a eletricidade é injetada na rede de distribuição que chega na casa do usuário.

O cliente final se beneficia diretamente do crédito de energia solar e economiza, utilizando uma fonte limpa e renovável.

Ah, e ele ainda pode contar com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adotar o crédito e, se a pessoa aderir, seus pontos podem ZERAR a sua fatura!

Ficou interessado? Acesse nosso site e peça agora!

Assine nossa
newsletter