Energia solar fotovoltaica torna-se mais barata que combustíveis fósseis

As fontes de energia mundiais estão mudando. Um recente relatório do Word Energy Council diz que atualmente as fontes de energia renováveis – como a energia solar – representam cerca de 30% da capacidade total mundial e 23% da produção global de eletricidade. Combustíveis fósseis ainda predominam, mas a tendência é que isso mude o quanto antes – as condições ambientais do mundo pedem e exigem isso.

O preço também já vem caindo progressivamente. Em 2014, a Agência Internacional de Energia apontou que o sol pode ser a grande fonte de energia elétrica até 2050. Um outro estudo, o do Fórum Econômico Mundial aponta que em 30 países, incluindo o Brasil, a energia solar já é mais barata que o do combustível fóssil.

Energia solar: preço em queda

É isso mesmo! O Renewable Infrastructure – Investment Handbook: A Guide for Institutional Investors, diz que há 10 anos o custo para gerar 1 megawatt/hora era de US$ 600 com essa tecnologia. Hoje, já está em US$ 100, muito próximo dos preços de gás natural, carvão e petróleo. A tendência, diz o relatório, é que em mais dois anos essa realidade já atinja 80% do mundo.

Na Alemanha, por exemplo, o preço da energia elétrica já chegou a ficar negativo por conta da produção acima do esperado por fontes renováveis contra fontes tradicionais. Países como Chile e Índia tiveram, em 2016, o custo mais baixo de suas histórias na produção de energia solar fotovoltaica.

Ou seja, como dizem alguns especialistas, a energia solar é o coração de uma revolução que está logo aí.

Para estar alinhado a esta tendência, entre em contato com a Órigo e confira nossas soluções!

Assine nossa
newsletter