Combustível fóssil vs conceito de energia alternativa limpa renovável/futura: Abóbora de petróleo, barril de tambor de petróleo bruto, painel solar, bateria de folha verde, turbina eólica em escala de balanço de madeira em posição igual.

Fontes de energia renováveis e não renováveis

Existem diversas fontes de energia, mas nem todas são produzidas de forma limpa e sustentável. Você sabe qual a melhor opção para você e para o meio ambiente?

O que são fontes de energia renováveis? 

Energias renováveis são energias produzidas por recursos naturais e que se regeneram rapidamente ou que são ativos inesgotáveis, como o Sol e o vento.As fontes de energia renováveis podem nos proporcionar mais qualidade e ajudar a diminuir o impacto das mudanças climáticas no mundo.

O que são fontes de energia não renováveis?

Diferentemente da energia renovável, as fontes de energia não renováveis são produzidas por recursos naturais esgotáveis, ou seja, por mais que demore, esses recursos terão um fim.

Além disso, as fontes de energia não renováveis são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, já que, em muitos casos, é preciso desmatar e poluir uma área para poder proporcionar energia para a população.

Tipos de energias renováveis

Existem diversas fontes de energia renováveis no mundo. Você conhece todas elas?

Essas fontes de energia são conhecidas por serem limpas e por não poluírem o meio ambiente. A seguir, você terá a oportunidade de conhecer como funciona cada uma.

Energia solar

A energia solar é a energia produzida por meio dos raios solares. A junção de hidrogênio e de gás hélio, átomos que são os principais responsáveis pela fonte de energia solar, em contato com os painéis fotovoltaicos, são capazes de transformar a luz do sol em uma energia sustentável, limpa e renovável. Há alguns anos, a fonte de energia solar vem ganhando destaque no mundo e se tornando mais barata que os combustíveis fósseis.

Energia eólica

A energia eólica é considerada energia renovável porque é produzida com a força do vento. As hélices são colocadas estrategicamente nos pontos mais altos das cidades para captar os ventos; com isso, é acionado um gerador, que converte o ar em uma fonte de energia limpa.

Energia hídrica

A energia hidrelétrica, ou também conhecida como energia hídrica, é a mais comum. Essa fonte de energia é proveniente de um grande volume de água, que, em contato com as lâminas de grandes turbinas, fazem acionar um gerador elétrico, que é capaz de transformar os movimentos das turbinas em energia elétrica.

Energia maremotriz

Energia das marés, ou energia maremotriz, tem esse nome porque é uma fonte de energia gerada a partir da retenção de água na maré alta. Em momentos em que a maré está em níveis mais baixos, é possível realizar a geração de energia elétrica.

Energia geotérmica

A fonte de energia geotérmica, ou geotermal, é proveniente do calor do interior da terra. A produção dessa energia só é possível por meio de um sistema que envolve as centrais geotérmicas, que são instaladas em regiões com grande quantidade de vapor e água quente.

Os reservatórios que ficam nas centrais são ativados e, assim, fornecem a energia necessária para alimentar os geradores de turbinas, que são responsáveis por produzir a eletricidade.

Bioenergia

Você já utilizou lenha para cozinhar ou conhece alguém que já tenha feito isso? Pois é, esse feito de utilizar madeira para gerar energia é conhecido como Bioenergia, ou também como Biomassa. Além da madeira, é possível produzir a bioenergia por meio de vários resíduos, como o bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas e, até mesmo, a casca de arroz.

Tipos de energias não renováveis

Apesar de serem consideradas fontes de energias não renováveis, já que, em algum momento, elas podem acabar, ainda é comum que essas fontes de energia sejam as mais utilizadas no mundo, já que os seus insumos para a produção de energia estão presentes no mundo por décadas.

Combustíveis fósseis

Petróleo

O petróleo é composto de hidrocarboneto e decomposição de vegetais e animais no oceano. Apesar de ser uma fonte de energia extremamente criticada por emitir alta quantidade de poluentes na atmosfera, ainda sim segue sendo uma fonte de energia muito utilizada, já que essa matéria-prima é responsável pela produção de gasolina, diesel e querosene, além de ser a matéria-prima principal de produtos como plástico, materiais asfálticos e solventes.

Carvão

O carvão é a segunda fonte de energia mais usada no mundo e uma das mais antigas. A sua composição é formada de soterramento, compactação e elevação de temperatura. O carvão é considerado uma fonte de energia não renovável, pois é um material escasso e o Brasil possui apenas 0,1% desse recurso natural.

Gás natural

O gás natural é uma fonte de energia que está presente no nosso dia a dia, já que ele é responsável pelo gás de cozinha, que abastece a casa de milhares de pessoas. Essa fonte de energia não renovável é feita por meio da junção de hidrocarbonetos metano, etano, propano e butano, que podem ser encontrados nas mesmas áreas onde existe petróleo.

Energia nuclear

A energia nuclear é feita por meio do processo de fissão nuclear de átomos de urânio. Quando acontece a junção, é liberada uma grande quantidade de energia, que é utilizada para vários fins, inclusive para gerar eletricidade.

Qual a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis? 

A principal diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis são os seus insumos para a produção dessa energia. A energia renovável é mais durável e os seus recursos para a produção da energia são inesgotáveis, enquanto a energia não renovável, em um período de médio e longo prazos, pode entrar em extinção.

As fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil

Atualmente, segundo gráfico divulgado pela ABSOLAR, a principal fonte de energia utilizada no país é a Energia Hidrelétrica, mas as fontes de energia eólica, biomassa e solar vêm ganhando aderência entre os consumidores.

  • Energia Hidrelétrica: 57,3%
  • Energia Eólica: 11,2%
  • Biomassa: 8,3%
  • Energia Solar: 2,6%

As vantagens de utilizar energias renováveis

São inúmeras as vantagens de utilizar energias renováveis e não envolvem só fatores ambientais, como também sociais e econômicos, expandindo e diversificando a oferta de energia no país, fortalecendo a capacidade de gerar negócios e empregos a partir da venda de energia limpa e renovável para outros locais que não têm capacidade de produção.

Uma das principais vantagens de utilizar a energia renovável é que, ao optar por essa fonte, é possível combater as mudanças climáticas, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e até a pegada de carbono.

De acordo com a ONU, ao utilizar fontes eficientes de energia, equipamentos e lâmpadas mais eficientes, podemos evitar que mais de 1,25 bilhão de toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera por ano.

A seguir, listamos cinco motivos para você mudar os seus hábitos e começar a aderir ao uso de energia renovável no seu dia a dia.

Desenvolvimento sustentável e socioeconômico

Energias renováveis geram um ciclo sustentável de desenvolvimento por meio do melhor uso de recursos. Na prática, isso significa que, ao mesmo tempo que estamos nutrindo casas, negócios e produções com a força de que eles precisam para existir e crescer, o meio ambiente não sofre o impacto disso. Um ciclo que é bom para economia, meio ambiente e sociedade.

Leia também: Como a energia solar se relaciona com sustentabilidade

Autonomia energética para os países

Utilizando métodos que estão disponíveis dentro das possibilidades de cada região, os países geram a sua independência energética, permitindo que projetos de desenvolvimento sejam mais práticos e rápidos de serem realizados.

Concepção de mais empregos

A consequência desse desenvolvimento de projetos gera mais empregos e oportunidades de crescimento em diversas áreas relacionadas, direta e indiretamente, com as energias renováveis.

Economia em longo prazo

Outro fator que ganha um peso especial quando falamos de benefícios desse tipo de iniciativa é a economia ao longo do tempo. Investir em energias renováveis garante preços melhores para o consumo de pessoas, indústrias e serviços.

Redução dos impactos ambientais

Além de todos os outros benefícios que explicamos, um dos fatores importantes é que as fontes de energia renováveis são uma escolha consciente e que priorizam a diminuição de impactos ambientais. A diferença está em optar por uma solução que não gera danos ou impactos recorrentes.

Leia também: Benefícios da energia renovável para a humanidade

Qual fonte de energia eu devo escolher?

A energia solar é uma das fontes de energia que vêm ganhando notoriedade. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), até o ano de 2035, a energia solar será uma das principais fontes de energia produzida no mundo.

Na Órigo, a Energia Solar é produzida por meio das fazendas solares. Ao todo, já são mais de 30 fazendas conectadas para transformar os raios de Sol em energia limpa e sustentável. Que tal ter a energia do Sol no seu dia a dia? É simples! Confira nossas soluções para sua residência ou empresa.

Assine nossa
newsletter