5 mitos sobre a energia solar!

A energia solar vem se consolidando como uma das melhores opções de energia limpa do mercado. Além das vantagens para o planeta, a energia solar ainda pode fazer você economizar mensalmente na conta de luz.

Porém, sabemos que existem diversos mitos e informações erradas a respeito da energia solar e, por isso, separamos 5 mentiras que você já pode ter ouvido e que, talvez, tenham feito você desconfiar dessa fonte de energia. Confira!

Ter energia solar custa caro

Que a energia solar demandava altos investimentos no seu início, isso é um fato. Porém, com a evolução da tecnologia e a expansão desse mercado, os custos foram sendo reduzidos. Os painéis solares também possuem uma alta durabilidade, de cerca de 25 anos, o que torna seu investimento mais em conta a longo prazo.

Além disso, hoje existem diversos tipos de incentivos bancários que lhe permitem optar por um sistema de energia solar residencial. E, se essa alternativa ainda estiver fora do alcance monetário, você pode optar por um sistema de energia solar por assinatura.

A Órigo possui diversas fazendas solares, que geram energia limpa e renovável para você. Por meio da assinatura de um plano, você não precisa instalar painéis fotovoltaicos em sua casa para usufruir de todos os benefícios.

A energia solar não funciona em dias nublados ou chuvosos

Esse mito preocupa muitas pessoas que estão considerando utilizar a energia solar como fonte de energia. A verdade é que a eletricidade é gerada pela radiação solar, e não pelo calor. Ou seja, se houver luz, haverá geração de energia.

Em dias nublados, sua eficiência será um pouco menor, comparada a um dia ensolarado, mas, ainda assim, haverá geração de energia. Para dias chuvosos, aplica-se a mesma regra. Somente à noite a energia não é gerada, pois, neste momento, não há luz solar.

Justamente por esse motivo, os painéis fotovoltaicos de nossas fazendas solares são estrategicamente instalados em regiões com alta incidência solar, para oferecermos a melhor solução para os nossos clientes!

Não é possível ter energia solar em apartamento

Para um sistema de energia solar residencial, instalar painéis fotovoltaicos em prédios é mais complicado, devido à burocracia que cada condomínio implementa. Mas, ainda assim, existem diversos residentes de apartamentos pelo Brasil que usufruem desse sistema.

Por sorte, essa não é a única solução! Como mencionamos anteriormente, você pode optar pela energia solar por assinatura, escolhendo um plano adequado para os seus gastos de energia. A energia chega até o seu apartamento, sem precisar investir em obras ou instalações! Dessa forma, você utiliza a energia solar e ainda ajuda o meio ambiente!

Saiba mais sobre como ter energia solar em apartamento!

As placas solares demandam muita manutenção

Isso também não é uma verdade absoluta. Os painéis em si dificilmente apresentam problemas técnicos e a principal manutenção necessária é a limpeza desses painéis para o melhor funcionamento, removendo poeiras e outras sujeiras que impeçam a penetração da radiação solar.

Contudo, recomenda-se que este processo seja realizado a cada  3 meses.

Energia solar é igual aquecimento solar

Não. A energia solar é uma fonte alternativa de energia elétrica. Já o aquecimento solar é utilizado apenas como fonte de calor para água de chuveiro ou piscina.

A energia solar é limpa e renovável, promovendo ainda mais sustentabilidade ao planeta. Aqui na Órigo, você pode economizar na sua conta de luz através da energia solar, sem investir em reformas e equipamentos. Conheça as nossas soluções para sua residência ou empresa.

Assine nossa
newsletter