fazenda-solar

Potência instalada e energia gerada: entenda a diferença

Segundo dados divulgados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil atingiu 4,7 GW de potência instalada de energia renovável. Isso mostra que estamos caminhando para um avanço significativo em relação ao setor de energia no País, já que seguimos produzindo cada vez mais eletricidade com fontes limpas.

Mas, antes de comemorarmos a boa notícia, você sabe o que significa potência instalada e a diferença entre ela e a energia gerada?

Potência instalada

A potência instalada, ou capacidade bruta (kW), é o que determina o porte da central geradora, ou seja, é a soma das potências nominais (110v ou 220v), caso todos os equipamentos estejam ligados e operando ao mesmo tempo.

Então, quando nos referimos à potência instalada de energia solar, estamos falando da soma da potência dos painéis solares na geração distribuída em residências, negócios, indústrias, entre outros, atuantes no País.

Estados com maior potência instalada

Segundo dados da ABSOLAR, os estados que mais se destacam na categoria solar são:

  1. Minas Gerais com 1.593,5 MW
  2. São Paulo com 1.210,9 MW
  3. Rio Grande do Sul com 1.009,6 MW

Como funcionam as potências nos eletrodomésticos e tomadas?

Em uma casa ou comércio, a parte elétrica é uma das principais e mais delicadas a serem manuseadas na edificação. Por isso, é importante entender como a energia é distribuída, qual é a potência e a carga instalada no imóvel que habitamos ou utilizamos.

Um exemplo é quando pensamos em mudar o lugar de alguns eletrodomésticos, mas, na hora, surge aquela famosa dúvida: “será que é 220v ou 110v?”.

É nesse momento que a potência instalada das unidades geradoras entram em ação, que, nesse caso, são as tomadas da sua casa.

Tensão nominal

Sabemos que o que gera a potência instalada é o cálculo das potências nominais, mas, de onde vem essa soma? 

É simples, ela vem dos seus aparelhos eletrodomésticos. Todo equipamento que depende de energia para funcionar carrega desde a fábrica uma “tensão nominal”, que, basicamente, é o potencial de suporte do aparelho.

Por isso, não se deve ligar um aparelho cuja tensão nominal de fábrica é 110v em uma tomada de potência instalada de 220v, pois, se o mesmo for submetido a uma voltagem superior ao que é capaz de suportar, provavelmente será danificado. 

Agora, caso um aparelho cuja tensão nominal de fábrica é 220v seja ligado em uma potência 110v, ele será subutilizado; consumirá mais energia que o necessário e isso pode interferir na sua vida útil, já que ele trabalharia o dobro para entregar a performance desejada.

Leia também: Entenda o que é transição energética e sua importância

Energia Gerada e Energia Injetada

Sabendo o que é potência instalada podemos ir para o próximo tópico: o que é energia gerada e qual a diferença entre ela  e energia injetada?

Energia Gerada

Antes de tudo, devemos saber que o conceito de energia gerada é basicamente o que o nome nos informa: está relacionada à soma da produção de energia de cada uma das unidades ligadas ao ponto de conexão com a rede de distribuição ou com a rede básica, ou seja, a rede responsável pelo caminho que a energia gerada pela distribuidora percorre até chegar a sua casa.

Gerada por rede elétrica, eólica, solar ou fotovoltaica, quando ligada diretamente ao sistema de distribuição, a energia é entregue a você, a depender do sistema adotado pela unidade ou rede de distribuição.

Energia Injetada

Energia injetada não é a mesma coisa que energia gerada. Por mais que ambas conversem, elas têm propósitos e funções diferentes.

Quando você instala ou utiliza um sistema de distribuição de energia solar, existe algo chamado “geração junto à carga”. Isso significa que, enquanto você consome energia, você também a gera.

Esse processo acontece durante o dia. A energia é gerada a partir de um horário na parte da manhã até algum horário na parte da noite, fazendo que ela tenha um processo diário de geração de energia.

Após suprir o consumo de energia, o excedente será injetado na rede da distribuidora de energia solar. Nesse caso, a companhia registra apenas a energia injetada, assim você consegue saber quanto você consumiu durante o dia.

Quer entender mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao mundo da energia? É só  acompanhar a Órigo nas redes sociais.

Assine nossa
newsletter