Quais são os benefícios da energia solar para as empresas?

Em 2021, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a implementação de uma nova bandeira tarifária. A partir de setembro, a bandeira “Escassez Hídrica” entrou em vigor com a previsão de encerramento em 30 de abril de 2022. Isso representou um aumento expressivo de 6,78% no valor final da fatura de energia elétrica de todos os consumidores do País. 

Junto à crise hídrica, o aumento constatou um pensamento que permeia a nossa economia há um tempo: precisamos repensar o nosso modo de consumir energia

E, com isso, a discussão sobre fontes de energias renováveis entrou novamente em pauta, trazendo novos assuntos como, por exemplo, a questão sobre os benefícios da energia solar empresarial, atingindo positivamente a empresa, os funcionários e claro, o meio ambiente. 

Partindo do princípio

Antes de entendermos de que ponto iniciar a mudança no fornecimento de energia, saindo de um modelo não renovável (carvão mineral, petróleo ou  nuclear)  para o fornecimento de energia a partir de painéis solares ou energia solar compartilhada, precisamos compreender em que posição a sua empresa se encontra. Para isso, faça questionamentos simples, concretos e objetivos. Por exemplo:.

  • Como será a logística em relação à instalação de painéis solares?
  • Como será  a manutenção? 
  • Qual é o melhor plano ou modalidade de serviço de energia solar por assinatura?

Entre outras perguntas que auxiliam a análise do momento de sua empresa no mercado.   

Leve em conta todas as questões burocráticas envolvendo as duas formas de obter energia limpa e renovável. Por exemplo, caso você escolha a instalação de painéis solares para sua empresa, você deve se lembrar de que a sua empresa precisará de um espaço próprio e com acesso a uma grande área propícia a receber raios solares sem interferências.. No caso, um terreno ou espaço aberto que atenda às necessidades do processo de instalação e a conversão dos raios solares em energia. 

Agora, caso a sua empresa não queira passar por todo processo de logística e investimento, existe uma solução palpável e imediata: a energia solar por assinatura. Com um modelo de negócio semelhante aos streaming de filmes e séries, você ficará isento de instalação, de manutenção e da necessidade de um espaço dedicado à produção de energia solar por meio dos painéis solares. 

É simples! Veja só:

Nossas diversas fazendas solares geram energia que é injetada na rede elétrica da distribuidora da sua região. Em seguida, essa energia é transformada em créditos, que serão descontados da sua fatura mensal após a assinatura de um plano. Em resumo, você não precisará de uma fazenda solar própria para consumir e aproveitar todos os benefícios que a energia solar oferece. Com poucos cliques, você pode alterar o seu modo de consumir energia, ajudar o planeta, economizar e ainda contribuir para um cenário mais sustentável. 

O Point’s 

Falamos sobre a economia mensal na sua fatura de energia, mas você sabia que na Órigo você tem mais benefícios? Além da economia já garantida, a cada amigo que você indicar, e que venha a se tornar um potencial cliente, seja ela pessoa física ou jurídica, você adquire pontos que serão acumulados no Point’s, o clube de benefícios da Órigo. 

Os Pontos Point’s podem ser convertidos em vantagens, como produtos exclusivos, viagens, serviços ou até mesmo em mais descontos na sua fatura de energia. Funciona assim: a cada R$ 1 do plano do seu amigo indicado, você ganha 1 Ponto Point’s, que se transforma em 26 pontos na Livelo, plataforma de resgates de benefícios a partir de recompensas geradas por empresas parceiras. 

Viu como é prático e descomplicado? Ficou curioso? Clique no link abaixo e confira o regulamento, o sistema de troca, entre outras dúvidas relacionadas aos benefícios do Point’s. 

 Point's: O Clube de Benefícios dos Sol Lovers! Como funciona?

Benefícios da energia solar para empresas 

Está na hora de conhecer os benefícios econômicos e mercadológicos que a energia solar traz para a sua empresa. 

Um estudo realizado pela Akatu, ONG sem finalidade lucrativa e que trata de pautas socioambientais, em parceria com a GlobeScan, consultoria global que apura estratégias empresariais, intitulado “Vida Saudável e Sustentável 2021: Um estudo global de percepções do consumidor”, tem consigo informações valiosas sobre como a sua empresa pode mudar seu modo de atuação a partir de  posicionamento em prol da sustentabilidade – lembrando que as pautas ambientais não devem ficar apenas em slogans, mas devem ser concretizadas.  

No estudo, os consumidores demonstram-se mais aptos e decididos a consumir de empresas que se preocupam com o seu impacto ambiental. Ou seja, são consumidores mais ágeis em entender o papel do seu poder de compra enquanto clientes e, principalmente, o motor que gera o capital e o transforma em lucro para o seu negócio. 

Economia 

Um fator relevante para levar em consideração na escolha, talvez um dos principais, é a economia. Sabe-se que, hoje em dia, o custo da energia está “nas alturas” e, com isso, as empresas que utilizam fonte hidrelétrica, a mais comum e dominante na matriz energética brasileira, sofrem com os valores exorbitantes da fatura mensal de energia. Ainda mais quando o assunto envolve a utilização de equipamentos eletrônicos no seu processo de produção. 

Com a energia solar, você terá uma economia considerável na fatura de energia, ou seja, mais espaço para otimizar a sua produção, destinando o valor extra e economizado para a melhora dos seus serviços e produtos.

Marketing verde   

Nesse cenário, fica mais claro o entendimento e a preferência do consumidor por empresas que utilizam energias renováveis, principalmente a solar (fotovoltaica), como aponta a pesquisa realizada pela Union + Webster, em 2019, divulgado pela Fiep, onde 87% dos brasileiros escolhem empresas com práticas sustentáveis. 

Contudo, como citado acima, é preciso concretizar essas iniciativas e não deixá-las no papel, caindo no Greenwashing, termo utilizado para desmascarar empresas que prometem mas não adotam  hábitos sustentáveis. 

Cultura sustentável 

Diferente do marketing verde, que integra uma estratégia de mercado, a sua empresa ter como fonte de energia um processo limpo e renovável como o da energia solar, demonstra uma verdadeira preocupação e o impulsionamento da realização de uma cultura sustentável. 

Dando espaço para práticas sustentáveis você também pode adotar os princípios da ESG, entre eles: 

  • Ter uma política de coleta para os resíduos sólidos
  • Praticar os 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)
  • E acrescentar à liderança da sua empresa conceitos de governança baseados em práticas responsáveis, empáticas e acolhedoras 

Dessa maneira, mais do que lucrar, você estará fazendo que o consumo consciente seja propagado, transformando a sociedade, seus consumidores e o modo de consumir. 

Seja a mudança na vida do seu funcionário 

Quer melhorar a vida do seu funcionário compartilhando uma cultura de sustentabilidade? Nós temos a solução pra você! Assim como a empresa é beneficiada com vantagens econômicas da energia solar, o seu funcionário também pode usufruir desse presente. Na Órigo, temos um programa especial para empresas que funciona em parecia com as áreas de RH (Recursos Humanos). Já imaginou oferecer aos seus colaboradores mais um benefício como vale refeição, convênios ou vale cultura? 

Nosso sistema de energia solar por assinatura pode mudar a vida do seu funcionário, oferecendo economia, liberdade e sustentabilidade. Ficou interessado? Venha ser nosso parceiro. Envie um e-mail para o endereço juliana.gobato@origoenergia.com.br e junte-se ao time que irá revolucionar o modo do qual consumimos energia!

  • 2018

  • 2021

  • A nova bandeira tarifária: escassez hídrica

  • Agenda 2030

  • alternativa

  • ambiente escolar

  • aquecimento global

  • aquecimento solar

  • aspectos tecnológicos

  • assinatura de energia

Assinando com a Órigo você pode economizar até:

15% de economia mensal de energia limpa e renovável 15% de economia mensal de energia limpa e renovável

de economia mensal com energia limpa e renovável

Assine nossa
newsletter