Qual é a diferença entre placa solar e painel fotovoltaico?

Quando você pensa em placa solar ou em painéis fotovoltaicos, imagina algo completamente distante da sua realidade? Os termos técnicos podem confundir, mas placa solar e painel fotovoltaico já fazem parte do dia a dia de diversas pessoas. Antes de explicarmos a diferença entre eles, vamos começar desmistificando o que é cada um.

O que é placa solar?

Segundo a Absolar, as Placas Solares, também, são conhecidas como aquecedor solar térmico, cujo principal objetivo é  captar o calor solar para aquecimento da água a ser consumida diariamente nas residências.

Como funcionam as placas solares? 

As placas solares funcionam captando calor por meio dos coletores solares térmicos. Estes, por sua vez, são compostos por  cobre e alumínio para que possam obter uma maior absorção de luz solar. Com isso,  o calor é captado pelos raios solares que, posteriormente, será conduzido para um reservatório térmico permitindo, assim, o aquecimento da água.

Qual o preço da placa solar?

Antes de falarmos sobre o preço, é importante destacar que as placas solares não devem ser compradas separadamente, ou seja, não é recomendado que sejam de marcas nem de watts diferentes. Pois há toda uma estrutura que precisa ser construída em sua casa ou empresa para que você consiga usufruir dos benefícios do Sol; por isso, é extremamente importante consultar um profissional que possa orientá-lo sobre o assunto. 

Dito isso, vamos ao que interessa. Atualmente, os preços das placas solares podem variar de acordo com a sua necessidade, mas, no mercado, você encontra placas solares de 340W, 360W, 420W ou 455W. 

Segundo ABSOLAR, desenvolver uma estrutura de pequeno a médio porte varia entre R$15 mil a R$85 mil.  

O que é painel fotovoltaico?

O painel fotovoltaico são placas de metal compostas por células fotovoltaicas e materiais semicondutores, como o silício – um elemento que absorve a luz solar e a converte em energia. A energia fotovoltaica foi descoberta pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, em 1839, e a primeira célula fotovoltaica surgiu cinco anos após o seu descobrimento, em 1844, sendo fabricadas de selênio. Hoje, as placas fotovoltaicas são desenvolvidas com silício.

Como funcionam os painéis fotovoltaicos?

A energia fotovoltaica é a eletricidade gerada a partir da luz do Sol. Os painéis solares captam sua luz e a transformam em energia elétrica. A energia capturada pelos raios solares é transportada para um equipamento, conhecido como inversor, que tem como principal objetivo preparar essa energia para ser consumida no dia a dia de casas e empresas.

Entenda a diferença entre painel fotovoltaico e placa solar

A principal diferença entre placa solar e painel fotovoltaico é que placas solares convertem a radiação solar em energia térmica. Já os painéis fotovoltaicos convertem a energia do Sol em energia elétrica, por meio do efeito fotoelétrico. 

Vale ressaltar que, em ambos os casos, é necessário realizar reformas e manutenções periódicas para que você possa usufruir dos benefícios da energia solar. Entretanto, existem no mercado soluções, mais simples, práticas e econômicas para quem deseja usufruir diariamente de uma energia mais sustentável

Na Órigo, utilizamos a tecnologia dos painéis fotovoltaicos para a produção de energia solar em nossas Fazendas Solares. Essa produção é injetada na rede da distribuidora de energia local, chegando até você por meio de créditos de energia solar sob medida para o perfil de consumo de sua residência. 

Conheça a fazenda Solar da Órigo

Deseja ter os benefícios da energia solar, mas não quer se preocupar em fazer instalações em sua casa ou em sua empresa? Agora é possível. A Órigo tem a solução que você procura.  Atualmente, já são mais de 30 fazendas solares com diversos painéis fotovoltaicos produzindo energia limpa e renovável.

Leia também: 10 vantagens da energia solar compartilhada

Para ser um Sol Lover, é muito simples, rápido e prático. Você nem tem que se preocupar em fazer obras ou instalações; basta você realizar a assinatura de um plano mensal para sua residência ou empresa e, todos os meses, você terá uma economia mensal na sua conta de luz.

Quanto mais utilizarmos a energia fotovoltaica, menor será a destruição do meio ambiente. Se cada um fizer um pouquinho, juntos podemos transformar o mundo num lugar melhor.

Assine nossa
newsletter