Sol: saiba como funciona a fonte de energia solar

Você sabe como funciona a energia do Sol e como ela chega até nossas casas? Pode parecer complexo, mas não é. Vamos ajudá-los a desmistificar como os raios solares são capazes de produzir energia para a Terra e ainda ser uma fonte de energia limpa e renovável.

Como o Sol produz sua energia?

A energia emitida pelo Sol é proveniente da união de hidrogênio e de gás hélio, átomos que são responsáveis por quase toda fonte de energia solar, tendo pequenas interferências de oxigênio, carbono e ferro.

O professor Rafael Helerbrock, mestre em Física pela Universidade de Goiás, ressalta que “toda a energia produzida pelo Sol é proveniente do processo de fusão nuclear decorrente das grandes temperaturas de seu núcleo (cerca de 15 milhões de graus kelvin) e de sua enorme pressão”.

A estrela solar funde aproximadamente 600 milhões de toneladas de hidrogênio e de gás hélio, transformando essa massa em energia, por meio de ondas eletromagnéticas, como os raios gama.

 Por que o Sol é fonte de energia inesgotável?

A energia proveniente do Sol é limpa, pois possui baixo impacto ambiental e não causa destruição ao meio ambiente, sendo assim, é a mais indicada para controlar os impactos ambientais e as mudanças climáticas que estamos vivendo atualmente.

Mas você deve estar se perguntando: o Sol algum dia pode acabar? Conforme matéria publicada pela UOL, cientistas acreditam que o Sol que conhecemos atualmente deve demorar cerca de 4 bilhões de anos para acabar. Então, fique tranquilo que poderemos desfrutar dessa fonte de energia inesgotável por muito tempo.

Como a energia do Sol chega até sua casa?

A fonte de energia solar chega às nossas casas por meio dos painéis fotovoltaicos, que são responsáveis por captar a luz do Sol e transformar os raios solares em energia elétrica. 

Na Órigo, a nossa energia solar chega à sua casa por meio das nossas fazendas solares. Essa produção é injetada na rede da distribuidora de energia local, chegando até você por meio de créditos de energia solar, sob medida para o perfil de consumo de sua residência.

Com isso, a distribuidora de energia desconta do seu consumo mensal o equivalente aos créditos de energia do seu plano de assinatura, que resulta no desconto da conta de luz.

Leia também: Crise energética: o que a escassez hídrica representa para o consumidor?

 5 benefícios da fonte de energia solar

A energia solar, que também é conhecida como uma fonte de energia renovável e inesgotável, proporciona a nós inúmeros benefícios, afinal, é uma fonte de energia limpa, pois não polui o meio ambiente. 

De acordo com estudos realizados pela Agência Internacional de Energia (IEA), até o ano de 2035, a energia solar será uma das principais fontes de energia produzida no mundo. Listamos a seguir alguns dos principais benefícios de adotar essa fonte de energia no seu dia a dia.

 Energia silenciosa

A fonte de energia solar é totalmente silenciosa, já que ela utiliza o processo fotoquímico, e não mecânico, para a produção de energia. O processo fotovoltaico produz energia por meio de cada célula que compõe o módulo. 

Por isso, a energia solar é totalmente silenciosa. Ela é produzida de forma automática e por isso, nossas fazendas solares não emitem ruídos ou sons desagradáveis à comunidade local.

Preservação do meio ambiente

Por ser uma fonte de energia totalmente silenciosa e proveniente da luz solar, a energia emitida pelo Sol é totalmente limpa e renovável, não gerando nenhum resíduo ou impacto negativo para o meio ambiente. 

Não é necessário realizar a destruição da vegetação natural, muito menos o assoreamento do leito dos rios, como é praticado atualmente nas usinas hidrelétricas.

Ocupa pouco espaço

Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em telhados ou Fazendas Solares. Dessa forma, representam uma excelente alternativa para quem deseja obter benefícios da energia solar sem precisar se preocupar com instalação e manutenção das placas fotovoltaicas.

Economia

Proveniente dos raios solares, a energia solar é a fonte de energia mais barata do mundo. Ao optar pela assinatura desse tipo de energia, você, além de não precisar gastar com reformas ou manutenção, economiza muito, muito mais. Bom, não é?

 Baixo custo de manutenção

Os sistemas fotovoltaicos são extremamente sofisticados e, por isso, precisam de pouquíssimas manutenções. Como já vimos, o Sol é fonte de energia inesgotável, limpa e que ainda ajuda o meio ambiente. Que tal ter a energia do Sol no seu dia a dia? Conheça o nosso plano de assinatura de energia solar para sua residência ou empresa.

Assine nossa
newsletter