Empresa com propósito: conheça os impactos sociais da Órigo Energia

Uma empresa com propósito é aquela que entende sua função na sociedade e tem clareza sobre o motivo da sua existência.

Por isso, desde a sua origem, a Órigo Energia acredita que é apenas por meio do propósito que se agrega valor à marca, apostando assim, em projetos de grandes impactos sociais.

Inclusive, esse posicionamento pode ser confirmado por dados!

Recentemente, uma pesquisa publicada pela InPress Porter Novelli, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), mostrou que 90% dos consumidores brasileiros confiam mais em empresas com propósito.

Nesse sentido, a Órigo utiliza sua expertise de mais de 12 anos no mercado fornecedor de energia limpa e renovável  para transformar a sociedade, encabeçando projetos sociais com intuito de ser inspiração e exemplo para outras empresas.

Empresas com propósito precisam ser atuantes

Com a certificação de Empresa B , a Órigo Energia propõe-se a resolver problemas socioambientais, dando voz para pessoas e empresas que trabalham de forma inspiradora, visando influenciar o mercado a adotar os mesmos valores.

Diante dessas diretrizes, a companhia não só busca, mas também faz acontecer histórias que inspiram a evolução do mercado, criando referências de atuação socioambiental por meio de um capitalismo consciente e preocupado com os impactos dos produtos e serviços oferecidos.

Dessa forma, a Órigo tem aberto espaço para o protagonismo do trabalho feminino com o projeto Mulheres de Origem, levado energia limpa para outros projetos sociais, de forma que a economia gerada com os créditos solares se transforme em outros benefícios para as instituições apoiadas e levado energia para comunidades ribeirinhas, por meio do projeto Acenda essa Luz.

O que é um projeto social?

Um projeto social nasce com o propósito de solucionar determinado tipo de problema socioeconômico e de transformar a realidade de pessoas em vulnerabilidade social, carentes de oportunidades e de qualidade de vida.

A aplicabilidade de um projeto social pode abranger diversos setores da sociedade (saúde, educação, esporte, lazer, assistência social, segurança pública, empregabilidade, profissionalização etc.).

Dessa forma, as instituições sociais funcionam como portas abertas para oportunidades, além de ajudar na construção e no fortalecimento de laços afetivos e emocionais para quem mais precisa.

Qual é a importância dos projetos sociais para a comunidade?

Os projetos sociais são importantes porque aproximam pessoas em situação de vulnerabilidade e que não encontram oportunidades na sociedade. Geralmente, preservando e garantindo o acesso dessas pessoas aos seus direitos como cidadãos.

Além disso, as instituições sociais também preenchem o tempo dessas pessoas com atividades saudáveis direcionadas ao incentivo cultural, esportivo, educacional e profissionalizante para que, assim, conquistem sua autossuficiência.

Entre as frentes em que as instituições sociais podem atuar, estão:

  • combate ao abuso infantil e apoio às vítimas;
  • educação de crianças e jovens;
  • apoio às mulheres vítimas de violência;
  • combate à desigualdade racial;
  • apoio às pessoas em situação de rua;
  • combate à pobreza;
  • inclusão de refugiados;
  • inclusão de pessoas com deficiência;
  • combate a LGBTfobia e apoio às vítimas;
  • apoio aos dependentes químicos;
  • apoio aos idosos;
  • apoio aos animais em situação de rua.

Por que empresas com propósito investem esforços em projetos sociais?

Segundo uma reportagem veiculada pela Época Negócios, empresas com propósito são mais eficientes na hora de atrair talentos no mercado. Além disso, esse senso de pertencimento que se cria com o trabalho de impacto torna-se decisivo para motivar e reter colaboradores.

Na Órigo, por exemplo, a cultura criada pela ativação dos propósitos no dia a dia da empresa, fez com que 83% dos colaboradores apontassem a empresa como um ótimo lugar para trabalhar, no relatório Great Place to Work (GPTW).

O compromisso, quando autêntico com o impacto da empresa na comunidade ao redor e no meio ambiente, gera resultados positivos capazes, inclusive, de diminuir os riscos de crises.

Para se ter ideia, uma notícia  publicada pela Forbes mostrou que, durante a pandemia da Covid-19, empresas com certificado B — como a Órigo, que equilibra propósito e lucro — tiveram 63% mais chances de sobreviver à crise do que outras empresas de tamanho semelhante.

Além disso, a consistência na entrega de resultados, mostra-se mais relevante a longo prazo do que o desempenho a curto prazo.

Por isso, esse tipo de gerenciamento do negócio garante o crescimento sustentável e a melhora da relação com os acionistas.

Impactos sociais da Órigo

Com o propósito de impactar as pessoas e os ambientes que, direta ou indiretamente estão ligadas à sua cadeia de negócios, a Órigo investe em diversas frentes socioambientais, que geram valor para as comunidades ao seu redor. Conheça alguns desses projetos:

Doação de créditos solares

A Órigo tem o compromisso de doar parte da energia gerada em suas Fazendas Solares para outros projetos sociais.

Dessa forma, para cada fazenda conectada da empresa, uma instituição social é adotada. Ou seja, conforme a Órigo cresce, o apoio também cresce!

A energia doada é contabilizada como créditos na conta de luz desses projetos sociais e, todo mês, a distribuidora de energia local aplica um desconto de forma automática.

Isso significa que as instituições sociais beneficiadas pelos créditos solares da Órigo, podem utilizar o valor economizado na conta de luz para investir em outros setores mais prioritários e, assim, garantirem a continuação das suas atividades.

Veja algumas das instituições beneficiadas com os créditos solares doados pela Órigo:

O Proação

O Proação é uma das organizações de desenvolvimento social que, desde 2005, desenvolve programas de educação complementar. O intuito é promover a autoestima e a realização das disciplinas formais, assegurando o crescimento profissional de crianças e de jovens.

Divina Providência

Desde 1972, a Divina Providência  realiza um trabalho focado na inclusão social, capacitação profissional e valorização do ser humano. Assim, promove o resgate da cidadania, por meio de educação em tempo integral, moradia, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer, formação profissional, moral e religiosa.

Projeto alinhado com a ODS7

A doação de créditos solares é um projeto social alinhado com as diretrizes da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).

Desse modo, essa é uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, por diversos países pelo mundo.

Entre os objetivos, está a ODS7, que visa garantir o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todas as pessoas.

Fazendas Solares

As Fazendas Solares da Órigo nasceram com o propósito de serem sustentáveis não só para o meio ambiente, mas também para as pessoas impactadas pela sua cadeia produtiva.

Por isso, de acordo com todas as diretrizes e leis ambientais, as Fazendas Solares são construídas objetivando o reaproveitamento de áreas rurais improdutivas.

Essa escolha geográfica, permite o reaquecimento da economia local com a oferta de novos empregos e também, em alguns casos, renda para as famílias por meio do arrendamento de terras.

Acenda essa Luz

A Órigo foi pioneira na construção de sistemas solares no interior da floresta amazônica, que beneficiaram famílias sem acesso à energia elétrica ou dependentes da geração por meio de motores a diesel, que muitas vezes comprometiam o orçamento familiar.

Ao todo, foram instalados 2.334 sistemas off-grid de energia fotovoltaica em residências, centros comunitários, igrejas, escolas públicas e postos de saúde. O projeto é o maior do país em potência instalada e quantidade de pessoas beneficiadas.

As famílias, que agora usufruem de energia solar 24 horas, são de uma pequena comunidade em Porto de Moz, no Pará, cuja atividade econômica se baseia no extrativismo e na agricultura de subsistência.

Mulheres de Origem

Nesse projeto, a Órigo tem o intuito de mostrar a todos o quanto a presença feminina é essencial dentro do negócio, mas não só! Como elas também são protagonistas no setor energético como um todo.

O Mulheres de Origem é uma série de nove capítulos, que se desenvolverá ao longo do ano de 2022, proporcionando  visibilidade ao trabalho e a força transformadora de mulheres que fazem parte da evolução da Órigo ao longo dos anos. Confira o teaser do projeto abaixo:

Um convite às instituições

Se você trabalha ou conhece uma instituição em Minas Gerais, que pode se beneficiar da doação dos créditos solares da Órigo, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Juntos podemos transformar o planeta!

Assine nossa
newsletter