Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 filmes para assistir sobre o tema

No dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E, como forma de ajudá-los na preservação da nossa fauna e flora, trouxemos algumas sugestões de filmes para que você possa refletir sobre os impactos ambientais na Terra.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Antes de falarmos sobre os principais filmes que mereceram a sua atenção, temos uma pergunta: você sabe como e por que existe essa data comemorativa?

Em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu que em 5 de junho seria celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A escolha dessa data teve como propósito coincidir com a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que se popularizou como conferência de Estocolmo.

Durante essa convenção, a ONU desenvolveu o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), em que apresentou projetos que visam o consumo consciente para a preservação do meio ambiente, já que, ano após ano, estamos sofrendo com o aquecimento global, causado por ações como o desmatamento, as queimadas e a poluição.

Agora que você já sabe como surgiu o dia do meio ambiente, vamos às dicas de filmes.

5 filmes sobre meio ambiente

Se você quer aprender mais sobre o meio ambiente e quais ações estão ao seu alcance para ajudar na sua preservação, os filmes a seguir podem ser um direcionamento para ajudá-lo na tentativa de uma mudança de postura e, com isso, possibilitar uma imersão e reflexão sobre o assunto. 

Veja a seguir algumas indicações de filmes sobre o meio ambiente!

Um convite ao futuro

O documentário “Um convite ao futuro”, dirigido por Susan Kucera, com produção de Jim Swift e narração de Jeff Bridges, disponível na plataforma de streaming Netflix, convida-nos a refletir sobre qual futuro queremos viver. Dessa forma, ele nos mostra como a economia, a aceleração das tecnologias e as atuais necessidades da população contribuíram significativamente tanto com o aumento do aquecimento global quanto com a escassez dos recursos naturais.

Belo Monte, Anúncio de uma Guerra

A produção desse documentário, dirigido por André D’Elia, relata os impactos socioambientais causados pela implementação da Usina de Belo Monte; considerada a terceira maior do mundo. 

Para prestigiar essa obra que aborda o meio ambiente e saber mais sobre o tema, a produção está disponível gratuitamente no YouTube, basta acessá-la.

Nosso Planeta

Nosso Planeta” é um filme produzido por Silverback Films e com narração de David Attenborough, que traz imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, na América do Sul, até o mergulho nas profundezas dos oceanos.

Durante o filme, você terá a possibilidade de refletir sobre o quão importante é a preservação da nossa biodiversidade. A obra está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Em busca dos corais

O filme “Em Busca dos Corais”, dirigido por Jeff Orlowski, proporciona uma reflexão sobre as inúmeras consequências que as mudanças climáticas provocam ao meio ambiente.

Por isso, como forma de conscientizar a população, mergulhadores, cientistas e fotógrafos se unem em uma campanha submarina épica para documentar o desaparecimento dos recifes de coral e relata como essa extinção é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Você poderá encontrá-lo na plataforma de streaming Netflix.

A última hora

Dirigido por Nadia Conners, Leila Conners Petersen, o filme “A última hora”, mostra como enchentes, furacões e o degelo do antártico são tragédias que foram causadas pela própria humanidade.

O documentário traz entrevista com renomados pesquisadores e cientistas, que nos ajudam a esclarecer como a Terra chegou ao estado de alerta. Além disso, mostra-nos também o que podemos fazer para reverter essa situação e deixar um mundo melhor para as futuras gerações.

Se você se interessou pelo tema, o filme está disponível no YouTube e na plataforma de streaming HBO.

Leia também: Dia da Natureza: atitudes para fazer a diferença.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que nos convida a refletir sobre quais hábitos nós podemos mudar no dia a dia para ajudar na preservação da Terra, pois sabemos que alguns  recursos naturais não renováveis são inesgotáveis, e precisamos nos conscientizar para que tipo de mundo queremos deixar para as gerações futuras.

Assine nossa
newsletter