Aquecimento Global

Quando falamos sobre aquecimento global, muitos acreditam que os acontecimentos recentes foram responsáveis pelo aquecimento do planeta. De fato, com a evolução tecnológica, o mundo se tornou cada vez mais quente.

O que é aquecimento global?

O assunto “aquecimento global”  começou a ser debatido após surgirem os primeiros impactos ambientais causados pela revolução industrial no clima. Sendo assim, podemos definir que aquecimento global é o processo de elevação média das temperaturas da Terra ao longo do tempo.

Em estudo realizado pelo “Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas”, destaca-se que o planeta está cada vez mais quente em função das atividades humanas e, com isso, acelera-se cada vez mais os problemas atmosféricos e também o degelo das calotas polares no nível dos oceanos.

Em resumo, podemos dizer que, com a evolução do mundo e da humanidade, a temperatura do planeta sobe cada vez mais. Porém, cabe a nós revermos as nossas ações para construir um presente e um futuro mais sustentáveis.

Quais são as causas do aquecimento global?

A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa no mundo. O efeito estufa acontece por meio do excesso de dióxido de carbono e gás metano, óxido nitroso, hexafluoreto de enxofre, CFC (clorofluorcarboneto) e os PFCs (perfluorcarbonetos) na atmosfera.

Geralmente, esses componentes químicos podem ser encontrados em erupções vulcânicas, digestão de alguns animais herbívoros, equipamentos elétricos e até mesmo na decomposição de matéria orgânica.

Além disso, podemos destacar que a poluição das águas é outro fator que faz com que as mudanças climáticas se tornem ainda mais graves. Os oceanos são lugares que possuem muitos seres vivos responsáveis pela absorção do gás carbônico e a emissão de oxigênio. Com o avanço do derretimento das calotas polares e o aumento do nível de água nos oceanos, provoca-se uma destruição do habitat natural desses seres vivos, prejudicando ainda mais a atmosfera global.

               Você já leu? Carbono azul: o que é e sua importância.

Consequências do aquecimento global

Uma das principais consequências do aquecimento global é o aquecimento da Terra de forma rápida e não controlada. Como destaca o relatório do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi um dos mais quentes que já vivenciamos, com um aumento de 0,7ºC nas temperaturas.

O mesmo relatório destaca que, até 2050, se não conseguirmos diminuir ou até mesmo parar de gerar gases do efeito estufa, o planeta pode ficar até 1,5ºC mais quente. Portanto, se nenhuma ação for feita e a sociedade não tomar consciência ambiental dos próprios atos, é possível que o planeta fique até 4ºC mais quente. A seguir, destacamos algumas das consequências das mudanças climáticas.

Aumento da radiação solar

O aumento da radiação solar ocorre devido aos buracos na Camada de Ozônio. O que poucas pessoas sabem é que não são necessariamente buracos, e sim uma região empobrecida de ozônio, que foi devastada por substâncias produzidas pela humanidade, que reagem com o ozônio e acabam destruindo essa camada.

Catástrofes climáticas

Infelizmente, o mundo vem sofrendo com inúmeras catástrofes climáticas, seja o excesso de chuvas, ou até mesmo a onda forte de calor em diversas regiões do mundo. Isso acontece devido ao aumento da poluição, ao desmatamento de áreas verdes, que prejudica  drasticamente a capacidade de absorção da água pelo solo, provocando desmoronamentos e alagamentos em diversas cidades.

Aumento das temperaturas nos oceanos

O derretimento das geleiras faz com que ocorra aquecimento das temperaturas nos oceanos, o que ocasiona, também, o aumento do nível do mar, que, em um futuro não tão distante, pode provocar o alagamento e até mesmo o desaparecimento de cidades litorâneas.

Extinção de espécies

Com o aumento do desmatamento, da poluição e com o aquecimento das temperaturas, diversos animais estão em risco de extinção. Recentemente, em matéria divulgada pela CNN, mais de 100 pinguins morreram em Cable Bay, na Nova Zelândia. Especialistas acreditam que isso ocorreu devido ao aumento das temperaturas.

5 formas de ajudar a combater o aquecimento global

Conter o avanço do aquecimento global é um dever de todos nós. Devemos pensar em soluções que possam ajudar a diminuir os gases que são responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. Se você deseja adotar práticas mais conscientes e sustentáveis, listamos pequenos hábitos, que, praticados constantemente, poderão nos ajudar a construir um futuro melhor.

Colocar em prática a Agenda 2030

A ONU desenvolveu um plano de ação global, mais conhecido como “Agenda 2030”, em que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e mais de 160 metas, que visam proporcionar, para a atual e as futuras gerações, um mundo melhor.

Rever a sua energia

A atual forma como consumimos energia por meio das usinas hidrelétricas é prejudicial para o meio ambiente e uma forma de ajudar na preservação dos nossos recursos naturais é optando por fontes de energia renováveis, como a energia solar. Leia também:  Energia solar residencial: vale a pena?

Recicle

Quantas coisas são descartadas de maneira indevida? Recicle objetos, roupas e o que estiver ao seu alcance para que possamos diminuir a quantidade de lixo que descartamos no meio ambiente. Quanto mais reduzirmos e reciclarmos, menor será a emissão de gás carbono na atmosfera.

Transportes sustentáveis

Sempre que possível, opte por transportes sustentáveis, como a bicicleta, ou até mesmo tenha o hábito de caminhar, o que já pode ajudar a diminuir os gases do efeito estufa. Por exemplo: precisou ir ao mercado, troque o carro por uma caminhada ou, quem sabe, uma bicicleta. Além de ajudar o meio ambiente, essa é uma prática de autocuidado com você. Pequenas trocas podem fazer grandes diferenças para o planeta.

Compre de empresas B

Empresas B são organizações que estão trabalhando para transformar o mundo em um lugar melhor. Quando você comprar dessas empresas, você indiretamente estará apoiando pequenos produtores, ajudando a diminuir os impactos no meio ambiente e incentivando ainda mais outras pessoas a adotarem hábitos sustentáveis.

Gostou deste conteúdo? Então veja a nossa editora sobre consumo consciente. Você encontrará diversos materiais sobre como preservar o meio ambiente e ajudar a diminuir as mudanças climáticas no mundo.

Assine nossa
newsletter